quinta-feira, 9 de maio de 2013

QUANDO É A HORA DE TROCAR O TÊNIS?




Quando eu comecei a correr, não tinha muita grana pra investir em bons tênis. Posso dizer pra vocês que já experimentei de tudo que vocês imaginarem! Rs. E sempre corria até ter dinheiro pra trocar. Ter dois pares pra revezar? Nem pensar! Rs.

Quando eu sofri a primeira lesão, que fui ao ortopedista, ele me perguntou: "Há quanto tempo você corre com o mesmo tênis?". "Muito"- respondi. Então levei um belo de um "sabão"do médico.

Apesar de não existir prazo de validade dos tênis de corrida, é importante nos atentarmos à quilometragem somada a cada par, porque o desgate pode prejudicar.

De acordo com o especialista em corridas Dagny Scott Barrios*, "toda vez que o seu treino mudar muito - aumento de km em preparação para uma corrida ou término de um longo ciclo de alta quilometragem - você precisa trocar o tênis", afirma em seu livro Guia de Prevenção e tratamento de dores e lesões.

Vale lembrar, que sim, é importante haver rodízio de tênis. Não é só porque se molhar um par você tem outro para usar. É importante para que o sistema de amortecimento do tênis tenha tempo de se recuperar após um treino mais pesado.

Se você não pode comprar os dois pares de uma vez, uma dica é comprar o segundo par quando o primeiro estiver na metade do seu tempo de vida.

Os tênis devem ser substituídos antes de ficarem gastos, e, de modo geral, Barrios indica que a vida útil dos tênis está entre 400km e 800km.

O fisioterapeuta David Homsi, diz neste artigo, que essa quilometragem pode variar dependendo de alguns fatores , como por exemplo: o peso do corredor, o tipo de solo que você treina e a qualidade do material.

Além da quilometragem, existem alguns sinais que dá pra identificar se o tênis perdeu a qualidade:

  • Dores nas pernas: se você sente uma leve dor nos pés ou nas pernas, inclusive se não houve mudança no treino ou a sensação de que está sentindo mais o solo do que deveria, é bem provável que a dor venha dos seus tênis.
  • Rasgos e desgastes visíveis: se a sola está desgastada até a altura da entressola, ou se a entressola está comprimida ou pregueada, significa que os tênis já passaram de sua vida útil.
  • Inclinação: quando os tênis não ficam retos quando colocados em pé demonstram que perderam a estrutura e não são mais capazes de protegê-lo de forma adequada. E se há inclinação para dentro ou para fora, é necessário substituí-los.
Treinando para a Maratona, percebi que vou gastar, viu? Os tênis duram os 400km mesmo, porque a partir daí, já tenho a sensação de estar correndo com os pés no chão. 

Depois da minha primeira lesão, eu fiquei bem atenta à quilometragem dos meus tênis. Fazia uma planilha e ia anotando todo treino feito para não perder a conta. Esses dias, descobri um aplicativo que faz muito bem as vezes da planilha. Chama-se Run ST Free. Quando eu baixei, ele era gratuito na App Store.


Essa é a tela onde você adiciona os dados


Você pode adicionar quantos tênis quiser. Tem o campo onde você coloca o modelo do tênis, abaixo a distância percorrida. A conta que ele faz é para 400km, mas se você for daqueles que corre pouco é só continuar adicionar a quilometragem e esperar chegar até 600km ou 800km, sempre observando os sinais visuais. É uma opção à planilha!


*Guia de Prevenção e tratamento de dores e lesões / Dagny Scott Barrios

Um comentário: