segunda-feira, 25 de março de 2013

O FANTASMA DA CANELITE

Ano passado, quem me acompanha por aqui há tempos sabe, tive essa maaaaaldita dessa canelite. E por isso hoje, faço a fisio preventiva. Amo correr, quase enlouqueci de ter ficado 6 meses sem a corrida, então, achei importante colocar esse artigo que o David escreveu para um site de esportes chamado 3Zone.

A maioria das pessoas, como eu disse num outro post, quer emagrecer, acha que a corrida seca, põem um tênis e saem correndo. Mas isso pode trazer uma série de lesões que te tiram do esporte por um bom tempo. Vale a leitura do artigo.


Canelite é o nome popular da fratura por estresse na tíbia, que é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos da tíbia, podendo se tornar fratura por estresse. É comum em atletas que praticam corrida, saltos e esportes de impacto.
A canelite nada mais é do que uma inflamação no periósteo (estrutura óssea), onde o osso se torna “inflamado”, que em uma fase mais crônica, quando nenhum tratamento foi feito, pode se tornar uma fratura por estresse.
As causas da canelite
- Pronação dos pés
- Prática de esportes em terreno muito rígido
- Uso de calçados inadequados
- Fatores genéticos
- Fraqueza muscular e falta de alongamento muscular
- Treinamento sem orientação
Como saber se você está com a chamada canelite
- Primeiro nos sintomas de dor. Procure um profissional, um médico ortopedista especialista
- Quando a dor se torna incapacitante
- Dor ao toque na região, a canela fica mais sensível ao simples toque do dedo
- Dificuldade em caminhar
- Dor após os treinos
É de extrema importância comunicar seu treinador quando estas dores aparecerem, Uma vez que a inflamação/canelite se torne uma fratura por estresse, o tratamento se complica. Você precisará parar de treinar e em alguns casos utilizar uma bota/robofoot para não mexer os pés e os músculos da região e assim também diminuir o impacto para iniciar o tratamento.
Tratamento
- Conservador, ou seja, fisioterapia e medicamentoso (quando orientado por um médico); Repouso relativo, dando preferência a exercícios sem impacto (como bicicleta ergométrica), para manutenção do condicionamento físico
- Exercícios de alongamentos para os músculos da panturrilha; À medida que os sintomas vão regredindo, incluir os exercícios de fortalecimento geral para musculatura da perna (panturrilha, tibial anterior, posterior, fibulares)
- Correção do tipo de pisada do pé, com uso de tênis específico
- Retorno gradativo ao esporte
- Exercícios de propriocepção
- 20 minutos de gelo de 3 a 4 vezes ao dia
- Bandagens funcionais – taping
___________________
* David Homsi é fisioterapeuta especializado em Fisioterapia Esportiva e Músculo Esquelética e da Equipe de Medicina Esportiva do Instituto Dr. Osmar de Oliveira. Sócio-proprietário da David Homsi Fisioterapia Esportiva e Coordenador do Curso de Pós-Graduação Fisioterapia Esportiva IBRAMED-SP. Escreve artigos sobre Qualidade de Vida, Prevenção de Lesões em diversas revistas e sites, além de ser congressista e palestrante em cursos e congressos




GENTE COMO A GENTE



Sabe o que eu mais amo nessas histórias que publico aqui? Que ninguém tem medo ou pudor de dar a cara pra bater. Conta as maluquices que fez, os tombos que tomou, o fundo do poço que precisou chegar para poder se enxergar e querer mudar. Mudar de verdade. É oque eu sempre digo: você já CONSEGUIU a partir do momento que DECIDIU mudar. A história da Janaina é para inspirar muita gente que vive deixando pra próxima segunda, que espera passar a festinha de criança, o casamento, a balada do final-de-semana, pra começar a reeducação alimentar. Pura inspiração essa história!

"Primeiramente quero dizer que é com grande felicidade que venho repassar a vocês tudo que eu fiz, e o que realmente deu certo.

Mas antes vou resumir um pouco a minha história(que acredito que se pareça com a grande maioria): sempre fui uma criança gordinha,desde os 5 anos na luta com dietas mirabolantes, já passei por nutróloga, endócrino, spa, enfim..todos os recursos que estão sempre ao nosso alcance..e até certo ponto eu conseguia algum resultado, mas logo voltava tudoe eu não conseguia me manter por muito tempo.

Foi quando cheguei a casa dos 90kg, e aípra mim, foi o fim do poço.Tive que dar um basta e finalmente resolvi escutar oque sempre me falavam, a receita do sucesso:

Reeducação+academia+acompanhamentonutricional+ PACIÊNCIA,muita paciência!!!!!!!

Comecei com uma nutricionista, DraMarília Luiza Leal (Goiania), e isso me permitiu um acompanhamento de verdade.Outro diferencial era que além de me pesar, ela tirava medidas, percentual de gordura, enfim…Eu tinha um acompanhamento detalhadíssimo de cada kg/cm/%perdido (estava cansada de médicos que só me pesavam, passavam remédio- daqueles que deixam a gente um zumbi- e nem olhavam na minha cara,rs). E assim comecei, primeiro de 15 em 15 dias, depois 1x por mês, os retornos com a nutri.

Esse acompanhamento foi extremamente importante, porque por diversas vezes, eu me consultei e na balança, não tinha perdido nadinha, mas na verdade havia substituído o % de massa gorda por magra. Lembrando também que na mesma época comecei o spinning, 5x na semana, 1 horinha por dia..só..MAIS NADA!!

DICAS IMPORTANTES QUE ACHO IMPORTANTE COMPARTILHAR:

-Estabeleça metas pequenas (de 5 em 5kg por exemplo) para que você não desista logo de cara do seu objetivo- o meu por exemplo, era perder 25kg. Se eu focasse somente neles perderia a motivação rapidinho porque iria demorar muuuuuuito...mas não, eu a cada 5, me sentiavitoriosa, como se estivesse passado para a próxima fase,rs...

-Beba MUIIIIIIIIIIIIIIITA água

- Tire fotos de biquini a cada mês(frente/lado/costas) para que você acompanhe a sua evolução;

-Evite bebidas alcoolicas(nos primeiros meses eu me "isolei" um pouco para conseguir resistir à tentação, e acabou que me acostumei..hoje em dia bebo no máximo umas 2,3x por mês-o alcool é um veneno pro organismo,sem contar que vira açúcar puroooooooo);

-Não acumule vontades,se tiver com desejo de comer algo COMA(com moderação),maaaaaaaaaaaaas recompense fazendo um extra de atividade física!!!!!!!

-Não fique mais de 3 horas sem comer(o metabolismo entende que não terá fonte de energia tão cedo e começa a estocar gordura para transformar em energia,desacelerando a queima da mesma)

-DOCES-se tiver vontade,prefira os de frutas(goiaba,mamão,figo...) Balinhas JAMAISSSSSSSSS...além de altamente calóricas, uma só não é o suficiente,acabamos comendo 3,4..e aí teria sido melhor se você tivesse optado por um docinho mesmo... 

-NÃO cortem os temidos CARBOIDRATOS, apenas substitua o pão,arroz,macarrão e etc NORMAL pelos INTEGRAIS...você se sentirá saciada por muuuuuuuuitomais tempo,além de ser saudável e fazer parte de uma alimentação equilibrada...nenhum mortal(normal) aguentará viver sem eles pro resto davida,e depois que você voltar a ingerí-los ganhará peso mais facilmente...

- Faça REEDUCAÇÃO ALIMENTAR,não DIETA...nada de passar fome,ficar amarela,seguir dietas malucas....mas pq?oq acontece?simplesmente pq vcs emagrecerão rápido porém perderão muita massa muscular, além de não conseguir segui-la por muito tempo,chutarão o balde, comerão meio mundo e ficarão frustradas novamente! 

- TEMPO e BALANÇA-esqueçam esses dois nomes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Quado ficamos obcecadas com eles nossa ANSIEDADE triplicaaaaa..emagrecer com eficiência requer tempo,paciência...ou por acaso vocês ganharam 10,20kg em 2 meses?Por que acham que vão perdê-los em menos tempo?? Quanto a balança ela pode ser injusta,especialmente pra quem faz musculação+aeróbico...não sair do lugar ou até "ENGORDAR" pode dizer outras coisas...como: aumento de músculo,perda de gordura..enfim..façam um acompanhamento detalhado com um profissional da área...

- Tenha com quem COMPARTILHAR essa reeducação-uma amiga,colega de trabalho,alguém de família,namorado,marido...é muito importante ter com quem dividir nossos deslizes,melhor ainda se tiver alguém disposto a embarcar nessa com você...

- Essa última e mais importante eu vou compartilhar com vocês, e que me desculpem aqueles que não acreditam/confiam etc em Deus...Mas eu desde o início e até hoje sempre pedi a Deus que me desse força de vontade,paciencia,persistência,diminuísse minha ansiedade,enfim..entreguei a ele tudo e tenho certeza de que graças a ele eu consegui!!!

Bom.."resumindo", é isso...espero que eu tenha ajudado de alguma forma, e o que precisarem podem contar comigo, quero muito poder ajudar e incentivar as pessoas a buscar uma vida mais saudável!!!!!!!

Altura: 1m65
Peso Antigo: 90kg – 37% de gorduracorporal
Peso Atual: 67kg – 20% de gorduracorporal "

  
Ig: @janaina_pimenta)






domingo, 24 de março de 2013

GENTE COMO A GENTE "GRAVIGATAS"






Conheci a Tati pelo instagram - aliás tenho conhecido pessoas maraaa por lá- e ela é uma "gravigata" que me fez lembrar muito de mim mesma! Ela está ótima, super saudável, continua fazendo exercícios e encarando a gravidez de uma forma bem leve!!! Afinal, como eu sempre disse: gravidez não é doença!


"Meu nome é Tatiana Andreza, tenho 26 anos, moro em Contagem, região metropolitana de Bhte/MG.

Amo esportes, qualquer que seja, e pratico desde muito nova.

Na adolescência treinava futsal, depois com a rotina de trabalho/escola comecei a fazer academia. Assumo que às vezes não ia treinar devido ao cansaço físico ou por pura preguiça. Sou daquelas típicas famílias de “gordinhos” sabe? Se eu cheirar um brigadeiro engordo 2kg...rs. Então não podia dar bobeira.

Fui morar com meu namorado (antes de casar) e como ele treinava todos os dias, eu o tinha como inspiração. Então acordava as 05h30, ia para a academia e por lá ficava até às 7hs e depois ia para o trabalho. Isso porque eu estudava a noite e não tinha tempo de treinar nesse horário.

Ai que veio o ano de 2012 e foi um presente de Deus prá mim: casei em janeiro, formei em junho e engravidei em outubro. Hoje grávida de 6 meses (25 semanas) me considero a grávida mais saudável do mundo (modesta né?).

Faço hidroginástica nas segundas e terças, musculação nas quartas e sábados e pilates nas terças e quintas. A alimentação está super balanceada, pois sigo uma dieta da nutricionista parceira da minha ginecologista. E apesar do pouco aumento de peso até agora, minha barriga está enoooorme. Minha filha, Felipa, essa danadinha cresce a cada dia.

Muitas pessoas me criticam e acham que devo ficar em casa, só descansado. Ou eles pensam que gravidez é doença ou que carrego peso no treino igual a Gracyane Barbosa...rsrsrs.

Prá mim a atividade física durante a gestação está sendo muito importante. Sinto que diminui os desconfortos físicos (dores nas costas, fadiga e inchaço), mantem meu humor mais estável (super chorona), minha auto-estima nas alturas e meu sono em dia. Além de que me prepara para os esforços do parto e ainda colabora para meu corpo voltar à forma mais rápido depois que minha filha nascer. Ô que beleza!!!"

Instagram: @tatiandreza











sexta-feira, 22 de março de 2013

SEXTA É DIA DE ABDOMINAIS!!!!


Eu achei super interessante o que uma seguidora lá do Instagram falou pra mim essa semana. Ela disse assim: "@blogdadebs, seus abdominais são tipo o livro do Kama Sutra. Você acha lindo, mas nunca consegue fazer!" kkkkkkkkkkkk

Primeiro, eu dei muita risada. Depois, fiquei pensando que, realmente, tem gente que está começando e que não tem força muscular pra fazer umas coisas mais avançadas.

Então, essa semana, vou postar uma série básica completa - para todos os músculos do abdômen - que foi feita pelo Professor Carlos Gama, professor feríssima da musculação lá da academia. Vou confessar a vocês que achei que fosse tirar de letra, mas ele me falou hoje uma coisa muito certa: "O básico também pode ser muito difícil, tudo depende da consciência com que você faz o movimento". Eu estou super acostumada a fazer vários beeeem mais complexos que esses, mas acho que vou fazer umas séries dessas a partir de agora, porque, vocês vão até ver no vídeo de oblíquos, me deu até cãibra.

Eu pedi pra ele filmar e ir corrigindo, então vocês vão conseguir ver o que eu estava fazendo de errado e como corrigi. Quase todos fiz usando o espaldar da academia, para dar firmeza nos pés.

Vamos lá:

Esse primeiro é o básico dos básicos. Prestem atenção nas correções que ele faz.



Nesse segundo, você pode usar até um cabo de vassoura. Na academia usei uma barrinha de madeira mesmo, sem peso. O braço fica colado na orelha. Prestem atenção no que ele fala.



O mesmo só que visto de outro ângulo.



O terceiro é para abdômen inferior. O pé puxado para você, coxa contraída, não encosta os pés no chão na volta.



Esse agora é na bola. Os movimentos são curtos e lentos.



Esse agora, na bola, para oblíquos. O equilíbrio é fundamental. A mão que não está indo no abdominal,  fica na bola (pras mais avançadas, não foi o meu caso) ou no chão, apoiada levemente.



E o último: para oblíquos também, só que no colchonete. Esse, você pode fazer somente com as mãos entrelaçadas, ou, se estiver fácil, pegar uma anilha (na academia) ou uma garrafa de refri cheia rssss em casa. O comentário dele é o melhor: "esse 'tá' muito louco!"Gente... não consegui fazer esse com peso, porque você tem que fazer a rotação o máximo que conseguir. Nunca tinha feito "básicos"tão difíceis!



Have fun!

terça-feira, 19 de março de 2013

DICAS QUE VOCÊ NÃO VAI ACHAR EM REVISTAS







Esses dias estava falando com uma amiga pelo chat do Facebook e ela me fez um "inquérito"sobre algumas coisas que ela tinha dúvida. Eu achei super interessante, porque realmente é o tipo de coisa que ninguém fala em lugar nenhum, e quando você conversa com as pessoas, principalmente as meninas, é que percebe que todas têm vontade de perguntar, mas falta coragem.

Quem de nós vai dizer publicamente que tem uma unha com micose, uma unha preta ou que perdeu (!) a unha numa corrida? Põe a unha postiça, mas não conta que está sem unha, né?! Rs Quem de nós vai contar que corre sem calcinha pra evitar aquele incômodo causado pela famosa calcinha modelo "vivien"- vive entrando? Quem de nós não quer saber o que fazer pra evitar as assaduras, que dóem taaanto no banho depois de um treino de corrida, por exemplo?

Pois é! Eu sempre digo que se o Fábio gostasse de pé eu estaria ferrada, porque ele já teria pedido o divórcio! kkkkkkkkkkk Eu já perdi não sei contabilizar quantas unhas, já tive micose, já tive assaduras, e você só vai aprendendo, ou errando ou lendo alguma coisa bem honesta, como o que a minha querida amiga e triatleta Vivian Dombroswki escreveu pra nós!

"Meninas,

A Debs me convidou para escrever aqui no Blog dela, para dar algumas dicas sobre corrida, cuidados, produtos bacanas,etc. E eu adorei e aceitei, claro!

Para quem não me conhece, sou VivianDombrowski, prazer!Sou triatleta e maratonista por paixão e advogada por opção(ou pela falta dela mesmo).Tenho meu blog pessoal ( http://viviantriatleta.blogspot.com)e também sou colunista do portal Papo de Esteira (Coluna IMpossível - http://www.papodeesteira.com.br/author/vivian-dombrowski/).

Estou nessa vida esportiva há dez anos.Sim, sou do tempo que os números de peito eram de tecido e tinham que ser devolvidos no final e as senhas eram entregues ao cruzar a chegada. Sempre nadei, desde pequena, mas comecei a correr somente durante a faculdade para ganhar condicionamento para as provas de travessia a nado e também para secar um pouco. Apaixonei-me e nunca mais parei. O triathlon veio na sequência por influência de colegas triatletas. E eis aqui uma Ironwoman.
Nesse tempo muitas coisas aconteceram...muitas cabeçadas...muitas alegrias ....mas acima de tudo, muito aprendizado especialmente de paciência, disciplina e determinação. Hoje o triathlon (e as corridas) é um estilo de vida para mim.

Bom, vamos lá para as dicas então, né meninas?

PÉS

Pé de corredora/triatleta sofre. E muito.Mas há maneiras de atenuar o sofrimento. Porém no início é inevitável que o pé faça uma bolha ou outra, afinal não estava acostumada com atrito, transpiração,calor (ainda mais se você não era fã de tênis).

Tênis/meias/unhas dos pés

A escolha do tênis adequado é essencial para evitar qualquer tipo de lesão. Depende da pisada, do peso da corredora etambém da anatomia do pé. Um bom fisioterapeuta esportivo ou ortopedista pode diagnosticar isso.
Entretanto, tem coisas que só o dia a dia é capaz de dizer o que é bom ou não é. Eu sofri muito já com bolhas e unhas machucadas. E fui identificando o que causava isso. Para mim (vejam que issovaria para cada pessoa) o que mais machucava era:

  • Tênis muito acolchoado, com forro e com muitas costuras no peito do pé;
  • Meias grossas

Troquei então por meias mais finas, daquelas exclusivamente para corrida, que ficam justas nos pés. E aí indico as da New Balance, Fila, Asics e Track & Field.
Para quem usa meias de compressão, como a CEP, tem que atentar que ela é um pouquinho mais grossa, logo o tênis tem que ser bem confortável e, de preferência, mais largo pois a ponteira da CEP é um pouquinho mais grossa. E tênis estreito + meia grossa comprimem os dedos e favorecem as unhas pretas.


Quanto às bolhas, é atrito. Meias justas e finas e tênis com boa ventilação é a melhor opção. E outra, com o tempo o pé vai ficando cascudo e as bolhas param. Por isso, evite lixá-los pois a pele fica muito fina e as bolhas surgem com mais facilidade. Eu também  não passo cremes nos pés. Mas fiquem tranquilas, eles não ficam feios não..rs


Os pés tem que ventilar e ter espaço porque incham quando corremos, ainda mais distâncias. Se ficarem comprimidos vão machucar mesmo.


Unhas

Ficou preta? Caiu? Calma. O pezinho da Cinderela voltará a ser como antes!
Quando a unha fica preta é sinal que háum coágulo por debaixo dela, em razão da pressão sofrida. 
Algumas pessoas“furam” a unha para aliviar a pressão. Outros recomendam deixar a unha como está.
Quem sou eu para recomendar algo assim.Vou falar por experiência própria, ok (lembrando que não sou médica, apenasatleta)? Eu nunca tive coragem de mexer em unha preta. Por mais que doa (para mim a dor é maior nas primeiras 24h, depois passa), eu deixo ela quietinha. Como tempo vem outra nova por baixo e essa feia cai. Não se preocupem! A unha fica esquisitinha mas logo vem outra.

Pedicure

Meninas, nada de lixar muito os pés ou tirar muito a cutícula, ok?
Se tiverem uma corrida no domingo, não façam os pés no sábado porque a cutícula ficará sensível e pode incomodar!
E fiquem tranquilas, o pé de Cinderela não vai virar pé de Fiona não tá? Experiência própria...quem quiser eu mando foto!

ASSADURAS/ATRITO

Assaduras podem ocorrer em vários pontos.Axilas, no elástico do top, nas coxas, na virilha. É triste, mas é fato.
Assaduras nas axilas:

- você pode estar correndo com os braços muito fechados
- camiseta de manga curta também pode fazer atrito
- top muito justo ou muito rente a axila também assa.

Eu já vi corredoras reclamando que o top machucava. Pergunta daqui, de lá, descobri que o tamanho era inadequado, mas ainda tem pessoas que se negam a aceitar o tamanho que usam de verdade. Quando se trata de conforto, não adianta querer dizer que usa P enquanto deveria usar G. Os tops (bons!) são feitos para dar sustentação, logo, não precisam ser de número menor.
E também não tem top perfeito. Eu mesma já tive que mandar arrumar as alças de alguns.

Assaduras nas coxas:

Provavelmente é problema do shorts ou bermuda que “fica subindo”.
Eu uso shorts para treinos curtos/pista e bermuda para rodagens e longos. Mas não é qualquer bermuda não! Tem que seraquelas que fixam na coxa, que tem um ‘elástico’ na barra. Assim elas não sobem e não incomodam.
Agora também tem as saias com a bermudinha por baixo. É uma opção!

Shorts ou bermuda?

É do gosto e da anatomia de cada uma.
Como eu disse acima – eu não uso shorts em treinos longos porque me incomodam. A Debs eu sei, só usa shorts! Então isso varia...não tem receita de bolo...tem que testar.

Lingerie

Várias vezes me perguntaram sobre correr com ou sem calcinha. Inclusive isso já foi bem debatido em blogs e facebook de corredoras.
Em resumo, se você usar short ou bermuda com forro, não há necessidade de calcinha. No início a sensação é estranha mas depois acostuma. Entretanto, se você não se sentir a vontade, opte por calcinhas sem costura pois além de não marcarem (ou marcarem menos) também tem menos chances de causar atrito.
A vantagem de correr “free”: não há atrito e não você não fica com a lingerie úmida por muito tempo, o que é bem desconfortável.
Experimentem fazer o teste em um treino curto! Um regenerativo, por exemplo. Assim não tirará a sua concentração do treino

Assou?E agora?

Se assou, o jeito é tratar. Você pode usar pomadas para assaduras (aquelas de bebê mesmo!!) ou algum spray antisséptico.

Vamos evitar?

Para evitar atritos e assaduras muitos corredores usam a vaselina. Eu usei por muito tempo, até descobrir a lanolina.

Há um tempo escrevi sobre ela neste post do Papo de Esteira: http://www.papodeesteira.com.br/im-possivel/lanolina-uma-aliada/

Lá tem tudo sobre ela e também fotos e marcas bacanas.

CABELOS/PELE

Corredora sofre. Ainda mais aquelas que tingem os cabelos ou possuem alguma química. Suor, vento, sol são verdadeiros vilões para nossas madeixas.
Eu tenho mechas claras no meu cabelo.Pensem o sofrimento para poder deixá-lo crescer em meio a cloro, vento, poeira,sol, suor.

Várias corredoras haviam me perguntado sobre como cuidar dos cabelos mesmo praticando esportes. Então preparei este post ilustrado no meu blog pessoal para mostrar os meus macetes e o que até agora foi acertado para mim:


Quanto a pele, também temos que ter cuidados seja verão ou inverno! A pele tem que ser bem cuidada. Somos profissionais, atletas, algumas de nós também mãe e chefe de família (eu ainda não tenho babies!) mas isso não significa que temos que andar desleixadas por aí.A própria Debs sempre diz que ter casa pra cuidar, filhos pra criar, trabalhar,não é sinônimo para embarangar!
Algumas dicas de produtos que podem ajudar estão nesse post:

E valem tanto para nadadoras, triatletas quanto corredoras.

Meninas, espero ter ajudado! Como eu disse, tudo foi na tentativa, errando e acertando nesses 10 anos de esporte.

No que eu puder ajudar, fiquem a vontade para entrar em contato pelo blog, facebook, twitter.

Boa semana e bons treinos a todas!"

segunda-feira, 18 de março de 2013

GENTE COMO A GENTE







Quando eu recebi o email da Erica, demorei exatamente um dia, 24 horas pra responder. No outro dia, acordei e a primeira coisa que fiz foi abrir o email pra ler. E fiquei procurando palavras pra respondê-la. Procurando e chorando. Eu penso que histórias como essa da Erica é que realmente inspiram pessoas, sabe... E não me canso de falar isso! Perder 10 kg tomando remédio e fazendo maluquices é fácil. Perder 28kg na raça, é f***!!!! Não consigo imaginar o que seja isso, porque pra eu perder oito fiquei desesperada...

Mas o que mais me impressionou na Erica, foram a maturidade, a força de vontade e a disciplina dela para chegar onde ela queria! Mas nada que eu diga, vai emocionar tanto quanto a história contada por ela mesma!


"Quando convidada para participar do  “Gente como a gente” fiquei por um bom tempo pensando qual teria sido o “segredo” do meu emagrecimento de 28 quilos. Depois de tantos dias pensando, cheguei à seguinte conclusão: não há segredo algum.
                  
Desde que me lembro como gente fui gordinha. Minha paixão pela comida foi herdada do meu pai, do qual herdei inclusive a tendência a engordar. Apesar do hábito decomer bastante minha mãe sempre procurou adaptar meu paladar para umaalimentação mais saudável; onde eu pecava mesmo era no sedentarismo.
                 
  Aos 11 anos comecei a praticar yoga, algo pelo qual sou apaixonada até hoje. Porém fazia apenas uma prática de uma hora por semana, o que definitivamente não compensava minha alimentação hipercalórica.
               
  Por nunca ter sido magra, me contentei a acreditar que minha estrutura era grande e que o excesso de peso me acompanharia durante toda minha vida. Comia o que queria, sem nenhum peso na consciência, já que nem sequer cogitava a possibilidade de que meu corpo se adaptaria ao emagrecimento. Acostumei-me à minha imagem no espelho e mesmo me sentindo mal com a minha forma, não fazia qualquer esforço para mudar.
                  
Uma ida à praia, por exemplo, tornava-se sempre uma tortura e já tinha incorporado a ideia de que se sentir bem usando um biquíni simplesmente nunca faria parteda minha vida. Pesava-me apenas quando ia ao médico e achava natural que meupeso subisse gradativamente, porque pensava que ainda estava em fase de crescimento, ou seja, arrumava todas as desculpas para continuar acomodada ao meu estilo de vida. Até que um dia assisti a um vídeo de Natal que a minha mãe havia feito e caiu a ficha de que a minha aparência não era tão normal como euimaginava, afinal de contas eu não me enxergava nem metade do tamanho que eu era.
                  
Peguei as minhas férias de julho de 2010 e comecei a fazer esteira na minha casa enquanto assistia a filmes, mas sem acreditar que faria algum efeito. Na metade daquele mês tive que ir ao médico e ao me pesar notei que estava com 76 kg(sendo que meu máximo tinha sido 82 kg).
                  
Animei-me tanto com a notícia que pedi para o meu pai me inscrever em uma academia. Fiz a avaliação física, montei meu treino e comecei a pegar cada vez mais gosto pelo meu estilo de vida à medida que ia enxergando os resultados em meu corpo. O mais importante é ir estabelecendo metas alcançáveis. Não comecei com a ideia de emagrecer 28 kg. Primeiro queria chegar pelo menos aos 70 kg. Alcançada essa meta, estabelecia a próxima, sempre com o acompanhamento de um treino de musculação, que é extremamente importante para o emagrecimento, tanto para evitar a flacidez quanto para aumentar seu gasto calórico diário (já que o corpo necessita queimar mais para manter seus músculos).
                   
Algo que me ajudou muito a emagrecer foram as aulas de tae boxe na academia. O gastocalórico é muito grande, além de o esporte ajudar muito com a redução doestresse. Mantive minhas aulas de yoga enão deixava de me exercitar nenhum dia da semana. Fui a uma nutricionista, que me ajudou com a reeducação alimentar.
                  
Algo que sempre digo é que dietas não funcionam! O processo de emagrecimento, além de ser uma mudança física, constitui uma mudança interna, de hábitos,comportamento e visão do próprio corpo. Você precisa de uma mudança interna radical para conseguir manter seu peso após atingir sua meta.
                  
Nunca fiz dieta. E nunca me sujeitaria a nenhuma. As dietas podem até fazer você atingir sua meta de peso, porém muitas vezes apresentam enormes carências nutricionais, que acabam inclusive prejudicando seu desempenho nas atividades físicas. Se um corpo definido não é sua meta, mas apenas atingir um determinado peso na balança, sem considerar sua saúde, passe a comer só alface e a ficar sentado no sofá. Você perderá peso, mas causará danos irreparáveis a seu corpo.
                  
Aalimentação é tudo. Como sempre dizia a minha mãe: “A beleza vem de dentro pra fora”. Se trocar a barra de chocolate por uma fruta parece impossível, faça uma forcinha, porque nenhum alimento é ruim: basta simplesmente educar seu paladar.
                  
Hoje em dia peso 55 kg distribuídos em 1,73 metros de altura e, mais importante que contar calorias e controlar a balança, é ter a certeza de estar cuidando de sua saúde, levando sempre em consideração a densidade nutricional dos alimentos(sais minerais, vitaminas, fibra alimentar, etc.) e não apenas suas calorias.Tabelas nutricionais não são constituídas apenas de valor energético!
                  
Como estou levando uma vida corrida ultimamente, ficando alguns períodos em casa(perto do trabalho) e outros em uma república de estudantes (perto do cursotécnico que faço), não consigo me inscrever em nenhuma academia. Porém isso não é desculpa para o sedentarismo! Um dia sem exercício é um dia desperdiçado. Exercito-meem casa (onde tenho alguns aparelhos de ginástica), corro em parques quando posso e, aos domingos, pago aulas avulsas na academia onde costumava ir quando tinha tempo.
                  
Na república montei com minhas amigas de quarto uma espécie de “academia improvisada”. Levamos pesinhos, matsde yoga e corda para malhar quando podemos. Criamos até uma hashtag no Instagram: #malhadasnarepa ...hahahahaha. Há inúmeros vídeos no youtube que oferecem treinos muito bons para quem não tem como se locomover para uma academia ou tem preguiça de sairde casa. Recomendo principalmente os vídeos da Jillian Michaels e do BillyBlanks.
                  
Minha amiga da república, Caroline Colozio (no Insta @carolinecolozio) me incentivoua começar a postar algumas fotos dos nossos exercícios e dos meus pratos no Instagram, que acabou servindo de ponte para incentivar as pessoas a não desistirem de suas metas. Sei como é sofrido estar acima do peso e juro quequando começamos a perder peso vai ficando cada vez mais fácil. As pessoas tendem a se impor limites, deixando ser influenciadas pela famosa história de que emagrecer é difícil. Posso afirmar que é mais tranquilo do que parece.
                  
Pense em primeiro lugar em sua saúde e em seu bem-estar. Não crie bloqueios a si mesmo. Acredite que o seu corpo te ajudará a perder os quilinhos a mais, já que não faz parte da natureza estar acima do peso. Seu corpo detesta bem mais do que você os seus pneuzinhos.
                  
Atingi meu peso ideal no final de 2011 e desde então me considero uma pessoa completamente diferente da que eu era, não apenas fisicamente, mas pela consciência em relação à minha saúde e inclusive pela minha personalidade. Essa mudança interna está sendo fundamental para a manutenção do meu peso.
                  
Finalmente posso concluir que não mudaria nada na minha vida. Se pudesse escolher, teria sido gorda de novo, porque foi uma época importante para me ensinar muitas coisas e me fazer valorizar outras. E no que eu puder ajudar às pessoas ao meuredor o farei com o maior prazer, porque emagrecer NÃO é impossível!"

Instagram: @erisilveira