segunda-feira, 25 de março de 2013

O FANTASMA DA CANELITE

Ano passado, quem me acompanha por aqui há tempos sabe, tive essa maaaaaldita dessa canelite. E por isso hoje, faço a fisio preventiva. Amo correr, quase enlouqueci de ter ficado 6 meses sem a corrida, então, achei importante colocar esse artigo que o David escreveu para um site de esportes chamado 3Zone.

A maioria das pessoas, como eu disse num outro post, quer emagrecer, acha que a corrida seca, põem um tênis e saem correndo. Mas isso pode trazer uma série de lesões que te tiram do esporte por um bom tempo. Vale a leitura do artigo.


Canelite é o nome popular da fratura por estresse na tíbia, que é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos da tíbia, podendo se tornar fratura por estresse. É comum em atletas que praticam corrida, saltos e esportes de impacto.
A canelite nada mais é do que uma inflamação no periósteo (estrutura óssea), onde o osso se torna “inflamado”, que em uma fase mais crônica, quando nenhum tratamento foi feito, pode se tornar uma fratura por estresse.
As causas da canelite
- Pronação dos pés
- Prática de esportes em terreno muito rígido
- Uso de calçados inadequados
- Fatores genéticos
- Fraqueza muscular e falta de alongamento muscular
- Treinamento sem orientação
Como saber se você está com a chamada canelite
- Primeiro nos sintomas de dor. Procure um profissional, um médico ortopedista especialista
- Quando a dor se torna incapacitante
- Dor ao toque na região, a canela fica mais sensível ao simples toque do dedo
- Dificuldade em caminhar
- Dor após os treinos
É de extrema importância comunicar seu treinador quando estas dores aparecerem, Uma vez que a inflamação/canelite se torne uma fratura por estresse, o tratamento se complica. Você precisará parar de treinar e em alguns casos utilizar uma bota/robofoot para não mexer os pés e os músculos da região e assim também diminuir o impacto para iniciar o tratamento.
Tratamento
- Conservador, ou seja, fisioterapia e medicamentoso (quando orientado por um médico); Repouso relativo, dando preferência a exercícios sem impacto (como bicicleta ergométrica), para manutenção do condicionamento físico
- Exercícios de alongamentos para os músculos da panturrilha; À medida que os sintomas vão regredindo, incluir os exercícios de fortalecimento geral para musculatura da perna (panturrilha, tibial anterior, posterior, fibulares)
- Correção do tipo de pisada do pé, com uso de tênis específico
- Retorno gradativo ao esporte
- Exercícios de propriocepção
- 20 minutos de gelo de 3 a 4 vezes ao dia
- Bandagens funcionais – taping
___________________
* David Homsi é fisioterapeuta especializado em Fisioterapia Esportiva e Músculo Esquelética e da Equipe de Medicina Esportiva do Instituto Dr. Osmar de Oliveira. Sócio-proprietário da David Homsi Fisioterapia Esportiva e Coordenador do Curso de Pós-Graduação Fisioterapia Esportiva IBRAMED-SP. Escreve artigos sobre Qualidade de Vida, Prevenção de Lesões em diversas revistas e sites, além de ser congressista e palestrante em cursos e congressos




Um comentário:

  1. Pode crer... ano passado fiquei muito mal, com dores horriveis nas duas canelas e precisei parar de correr por um tempo... Comecei a fazer spinning (que tbm amo)... Mas ano passado participei de umas 20 provas de rua rs, acho que realmente minhas canelas se "estressaram".
    Tratei, dei um tempo... agora voltei aos poucos a correr, mas voltou a dorzinha chata :(

    www.cadernodacarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir