terça-feira, 19 de março de 2013

DICAS QUE VOCÊ NÃO VAI ACHAR EM REVISTAS







Esses dias estava falando com uma amiga pelo chat do Facebook e ela me fez um "inquérito"sobre algumas coisas que ela tinha dúvida. Eu achei super interessante, porque realmente é o tipo de coisa que ninguém fala em lugar nenhum, e quando você conversa com as pessoas, principalmente as meninas, é que percebe que todas têm vontade de perguntar, mas falta coragem.

Quem de nós vai dizer publicamente que tem uma unha com micose, uma unha preta ou que perdeu (!) a unha numa corrida? Põe a unha postiça, mas não conta que está sem unha, né?! Rs Quem de nós vai contar que corre sem calcinha pra evitar aquele incômodo causado pela famosa calcinha modelo "vivien"- vive entrando? Quem de nós não quer saber o que fazer pra evitar as assaduras, que dóem taaanto no banho depois de um treino de corrida, por exemplo?

Pois é! Eu sempre digo que se o Fábio gostasse de pé eu estaria ferrada, porque ele já teria pedido o divórcio! kkkkkkkkkkk Eu já perdi não sei contabilizar quantas unhas, já tive micose, já tive assaduras, e você só vai aprendendo, ou errando ou lendo alguma coisa bem honesta, como o que a minha querida amiga e triatleta Vivian Dombroswki escreveu pra nós!

"Meninas,

A Debs me convidou para escrever aqui no Blog dela, para dar algumas dicas sobre corrida, cuidados, produtos bacanas,etc. E eu adorei e aceitei, claro!

Para quem não me conhece, sou VivianDombrowski, prazer!Sou triatleta e maratonista por paixão e advogada por opção(ou pela falta dela mesmo).Tenho meu blog pessoal ( http://viviantriatleta.blogspot.com)e também sou colunista do portal Papo de Esteira (Coluna IMpossível - http://www.papodeesteira.com.br/author/vivian-dombrowski/).

Estou nessa vida esportiva há dez anos.Sim, sou do tempo que os números de peito eram de tecido e tinham que ser devolvidos no final e as senhas eram entregues ao cruzar a chegada. Sempre nadei, desde pequena, mas comecei a correr somente durante a faculdade para ganhar condicionamento para as provas de travessia a nado e também para secar um pouco. Apaixonei-me e nunca mais parei. O triathlon veio na sequência por influência de colegas triatletas. E eis aqui uma Ironwoman.
Nesse tempo muitas coisas aconteceram...muitas cabeçadas...muitas alegrias ....mas acima de tudo, muito aprendizado especialmente de paciência, disciplina e determinação. Hoje o triathlon (e as corridas) é um estilo de vida para mim.

Bom, vamos lá para as dicas então, né meninas?

PÉS

Pé de corredora/triatleta sofre. E muito.Mas há maneiras de atenuar o sofrimento. Porém no início é inevitável que o pé faça uma bolha ou outra, afinal não estava acostumada com atrito, transpiração,calor (ainda mais se você não era fã de tênis).

Tênis/meias/unhas dos pés

A escolha do tênis adequado é essencial para evitar qualquer tipo de lesão. Depende da pisada, do peso da corredora etambém da anatomia do pé. Um bom fisioterapeuta esportivo ou ortopedista pode diagnosticar isso.
Entretanto, tem coisas que só o dia a dia é capaz de dizer o que é bom ou não é. Eu sofri muito já com bolhas e unhas machucadas. E fui identificando o que causava isso. Para mim (vejam que issovaria para cada pessoa) o que mais machucava era:

  • Tênis muito acolchoado, com forro e com muitas costuras no peito do pé;
  • Meias grossas

Troquei então por meias mais finas, daquelas exclusivamente para corrida, que ficam justas nos pés. E aí indico as da New Balance, Fila, Asics e Track & Field.
Para quem usa meias de compressão, como a CEP, tem que atentar que ela é um pouquinho mais grossa, logo o tênis tem que ser bem confortável e, de preferência, mais largo pois a ponteira da CEP é um pouquinho mais grossa. E tênis estreito + meia grossa comprimem os dedos e favorecem as unhas pretas.


Quanto às bolhas, é atrito. Meias justas e finas e tênis com boa ventilação é a melhor opção. E outra, com o tempo o pé vai ficando cascudo e as bolhas param. Por isso, evite lixá-los pois a pele fica muito fina e as bolhas surgem com mais facilidade. Eu também  não passo cremes nos pés. Mas fiquem tranquilas, eles não ficam feios não..rs


Os pés tem que ventilar e ter espaço porque incham quando corremos, ainda mais distâncias. Se ficarem comprimidos vão machucar mesmo.


Unhas

Ficou preta? Caiu? Calma. O pezinho da Cinderela voltará a ser como antes!
Quando a unha fica preta é sinal que háum coágulo por debaixo dela, em razão da pressão sofrida. 
Algumas pessoas“furam” a unha para aliviar a pressão. Outros recomendam deixar a unha como está.
Quem sou eu para recomendar algo assim.Vou falar por experiência própria, ok (lembrando que não sou médica, apenasatleta)? Eu nunca tive coragem de mexer em unha preta. Por mais que doa (para mim a dor é maior nas primeiras 24h, depois passa), eu deixo ela quietinha. Como tempo vem outra nova por baixo e essa feia cai. Não se preocupem! A unha fica esquisitinha mas logo vem outra.

Pedicure

Meninas, nada de lixar muito os pés ou tirar muito a cutícula, ok?
Se tiverem uma corrida no domingo, não façam os pés no sábado porque a cutícula ficará sensível e pode incomodar!
E fiquem tranquilas, o pé de Cinderela não vai virar pé de Fiona não tá? Experiência própria...quem quiser eu mando foto!

ASSADURAS/ATRITO

Assaduras podem ocorrer em vários pontos.Axilas, no elástico do top, nas coxas, na virilha. É triste, mas é fato.
Assaduras nas axilas:

- você pode estar correndo com os braços muito fechados
- camiseta de manga curta também pode fazer atrito
- top muito justo ou muito rente a axila também assa.

Eu já vi corredoras reclamando que o top machucava. Pergunta daqui, de lá, descobri que o tamanho era inadequado, mas ainda tem pessoas que se negam a aceitar o tamanho que usam de verdade. Quando se trata de conforto, não adianta querer dizer que usa P enquanto deveria usar G. Os tops (bons!) são feitos para dar sustentação, logo, não precisam ser de número menor.
E também não tem top perfeito. Eu mesma já tive que mandar arrumar as alças de alguns.

Assaduras nas coxas:

Provavelmente é problema do shorts ou bermuda que “fica subindo”.
Eu uso shorts para treinos curtos/pista e bermuda para rodagens e longos. Mas não é qualquer bermuda não! Tem que seraquelas que fixam na coxa, que tem um ‘elástico’ na barra. Assim elas não sobem e não incomodam.
Agora também tem as saias com a bermudinha por baixo. É uma opção!

Shorts ou bermuda?

É do gosto e da anatomia de cada uma.
Como eu disse acima – eu não uso shorts em treinos longos porque me incomodam. A Debs eu sei, só usa shorts! Então isso varia...não tem receita de bolo...tem que testar.

Lingerie

Várias vezes me perguntaram sobre correr com ou sem calcinha. Inclusive isso já foi bem debatido em blogs e facebook de corredoras.
Em resumo, se você usar short ou bermuda com forro, não há necessidade de calcinha. No início a sensação é estranha mas depois acostuma. Entretanto, se você não se sentir a vontade, opte por calcinhas sem costura pois além de não marcarem (ou marcarem menos) também tem menos chances de causar atrito.
A vantagem de correr “free”: não há atrito e não você não fica com a lingerie úmida por muito tempo, o que é bem desconfortável.
Experimentem fazer o teste em um treino curto! Um regenerativo, por exemplo. Assim não tirará a sua concentração do treino

Assou?E agora?

Se assou, o jeito é tratar. Você pode usar pomadas para assaduras (aquelas de bebê mesmo!!) ou algum spray antisséptico.

Vamos evitar?

Para evitar atritos e assaduras muitos corredores usam a vaselina. Eu usei por muito tempo, até descobrir a lanolina.

Há um tempo escrevi sobre ela neste post do Papo de Esteira: http://www.papodeesteira.com.br/im-possivel/lanolina-uma-aliada/

Lá tem tudo sobre ela e também fotos e marcas bacanas.

CABELOS/PELE

Corredora sofre. Ainda mais aquelas que tingem os cabelos ou possuem alguma química. Suor, vento, sol são verdadeiros vilões para nossas madeixas.
Eu tenho mechas claras no meu cabelo.Pensem o sofrimento para poder deixá-lo crescer em meio a cloro, vento, poeira,sol, suor.

Várias corredoras haviam me perguntado sobre como cuidar dos cabelos mesmo praticando esportes. Então preparei este post ilustrado no meu blog pessoal para mostrar os meus macetes e o que até agora foi acertado para mim:


Quanto a pele, também temos que ter cuidados seja verão ou inverno! A pele tem que ser bem cuidada. Somos profissionais, atletas, algumas de nós também mãe e chefe de família (eu ainda não tenho babies!) mas isso não significa que temos que andar desleixadas por aí.A própria Debs sempre diz que ter casa pra cuidar, filhos pra criar, trabalhar,não é sinônimo para embarangar!
Algumas dicas de produtos que podem ajudar estão nesse post:

E valem tanto para nadadoras, triatletas quanto corredoras.

Meninas, espero ter ajudado! Como eu disse, tudo foi na tentativa, errando e acertando nesses 10 anos de esporte.

No que eu puder ajudar, fiquem a vontade para entrar em contato pelo blog, facebook, twitter.

Boa semana e bons treinos a todas!"

2 comentários:

  1. Amei todas as dicas!!!
    Já assei de ficar meses com marca, já perdi unhas, já tive unhas pretas, calos fazem parte da minha história! Cabelo depois de correr é no mínimo 10 minutos pra desembaraçar, e olha q agora tô de cabelo curto...
    Mas e que que tem? AMOOOOOOOO tudo essa bagaça!
    Vivi é ídola! :)

    Beijocas e #ForçaNaPaçoca Debs!

    ResponderExcluir
  2. Ola querida, sou sua fã de carteirinha, e tambem corro e estou na luta contra os kilinhos, sou cliente da nutri tambem, mas só á um mês, ainda me adaptando, gostaria de tirar uma duvida, quantos dias vc corre e quantos vc faz musculação.....beijus

    ResponderExcluir