terça-feira, 11 de setembro de 2012

O SEGREDO DO CASAMENTO




A sandália liiinda da Fran


Não é novidade pra ninguém o quanto eu amooo casamentos! Choro até em casamento de quem eu não conheço muito! Rs É bem verdade que alguns não tem aquela emoção toda, parece que os noivos estão ali só cumprindo um pro forma, mas há outros...

Muitos não sabem, mas ano que vem eu e o Fabio vamos casar. Quer dizer, vamos fazer uma festa com uma bênção pra comemorar. Quando fomos morar juntos eu quis muito, mas depois desencanei. Quando a Duda nasceu, me veio aquela vontade de novo, até mesmo por ela. Sei lá se muda um chip na nossa cabeça quando viramos mãe, mas eu queria que ela tivesse aquele negócio da foto dos pais casando, sabe? E outra: não sei qual será minha reação quando ela me disser "Mãe, estou indo morar com o Fulano!". Pelo menos, ela não vai poder dizer que os pais não casaram, né? Rsrs



Mas não é só isso. Acho que o casamento, seja ele uma festa grande ou mais íntima, é a hora que você reúne as pessoas que você ama para celebrar a felicidade de um encontro. Daqui até o meu ( que será em abril) tenho três, e estou adorando!

Final de semana retrasado, fomos padrinhos no casamento civil de um casal de amigos nossos: a Fran e o Pedro. O casamento foi pra poucas pessoas, no cartório e depois um almoço em um restaurante. Falando assim, vocês podem pensar que nem dá pra chorar , né? Mas esse Juiz de Paz que celebrou o casamento deles, foi o mesmo que fez o meu e o do Fabio (é, já casamos no civil rs). E ele é fantástico. Porque ele faz o que eu acho que deveria ser feito nas Igrejas também... Meio no estilo dos casamentos americanos. Os noivos fazem seus próprios votos, mas a Fran e o Pedro não sabiam e fizeram na hora, e cada convidado diz algumas palavras a eles. Até mesmo o fato deles não saberem assim como foi no nosso, deixou a coisa muito mais emocionante. Ele diz assim: "Fiquem um de frente para o outro, e façam uma declaração de amor.". Eu quase moorri de chorar, porque o Pedro chorou de ter que parar de falar para se recompor (lindo!).

Suuper emocionado!

Fran e Pedro



Eu acho muito impessoal o "Prometo te respeitar na alegria, na tristeza, bla bla bla". Acho que a hora dos votos, é a hora que você vai dizer ao seu companheiro o porquê de prometer tudo aquilo que se diz nos casamentos tradicionais...E vamos combinar: é MUITO mais emocionante. É a hora de você prometer que vai ser tolerante; que nunca vai ou pelo menos vai tentar  dormir brigado; que vai tentar ser a mesmíssima pessoa que era antes de casar ( porque afinal foi por ela que aconteceu a paixão, e as pessoas tem mania de mudar depois que casam); que vai ser a melhor amiga, mas também a melhor amante; que vai continuar se cuidando, se fazendo linda ( porque afinal é ótimo você ver que a pessoa não se rendeu ao "já estou casada mesmo, dane-se!" rs); que vai continuar se divertindo, dando risadas, com a pessoa que você escolheu pra viver...


Trancoso 2009/10

É CLARO que num relacionamento longo, a rotina chega, vem os filhos, mas o segredo, no fundo, está em renovar o casamento, e não em procurar um novo, como a maioria das pessoas faz hoje em dia.. E renovar o casamento significa casar-se, às vezes mais de uma vez, com a mesma pessoa!  De tempos em tempos, é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, voltar a se vender, seduzir e ser seduzido.

Vamos ser honestos: ninguém aguenta a mesma mulher ou marido por trinta anos com a mesma roupa, o mesmo batom, com os mesmos amigos, as mesmas piadas. Muitas vezes, não é a esposa (ou o marido) que está ficando mofada e chata, são os amigos dela (ou talvez os seus), são seus próprios móveis com a mesma desbotada decoração. Se você se divorciasse, certamente trocaria tudo, que é justamente um dos prazeres da separação. Quem se separa se encanta com a nova vida, a nova casa, um novo bairro, um novo círculo de amigos.

Então, não é preciso divórcio litigioso para ter tudo isso. Basta mudar os lugares e interesses e não se deixar acomodar. Isso, claro, custa caro, mas muitas uniões se acabam porque o casal se recusa a pagar esses pequenos custos para renovar um casamento. Mas, se você se separar, concorda que seu novo companheiro (a) vai querer tudo novo? Então por que não renovar?!!

Não existe a "estabilidade"no casamento. O mundo muda, e você também, seu marido, sua esposa, seu bairro, seus amigos. A melhor estratégia para manter o casamento, não é ter a relação estável, mas é saber mudar junto! Os dois precisam evoluir, estudar, aprimorar-se, fazer-se interessante, interessar-se por coisas que jamais teria pensado em fazer no início do casamento. Sempre fazemos isso no trabalho, por que não fazer na própria família? É isso que procuramos fazer aqui em casa. Acho que já estamos no nosso terceiro casamento ( kkkkkkkkkkk) e indo pro quarto, oficialmente, ano que vem.

Tenho certeza que a Duda, nos vendo agir assim, sempre nos respeitará pela decisão de nos mantermos juntos e aprenderá dentro de casa a importante lição de como crescer e evoluir unidos apesar das desavenças. Brigas e arranca-rabos sempre acontecerão; por isso, de vez em quando é necessário casar-se de novo, mas tentando fazê-lo sempre com o mesmo par!

Declaração de amor do civil rs
Alguma festa por aí.. rsss




Reveillon 2011/12 - Trancoso

Gravidez 2010/11


Esse post é super dedicado às minhas amigas que acabaram de casar (Fran e Raquel) e às que casam antes de mim: Cintia, Pri e Luana.

3 comentários:

  1. Gzuis! Estou trabalhando mulher! Não dá para ler estas coisas e não chorar...
    Concordo 100% com TUDO o que você disse!
    Quando eu casei, o padre falou uma coisa que nunca vou esquecer: Você não casa, está sempre casando. De preferência com a mesma pessoa, claro! rs
    O problema de hoje em dia é achar que tudo é descartável, inclusive as relações. Mas elas não são, precisam ser alimentadas, todos os dias.
    Relação boa é aquela que mantem o gostinho do começo, o mesmo frio na barriga, a mesma saudade intensa, o mesmo desejo de estar junto.
    Não dá para sentir isso todos os dias, mas não pode deixar essas sensações se perderem.
    E a reconquista... ahh a reconquista.... Tão necessária!!! Tem que conquistar sempre! E não esquecer das pequenas brincadeiras que arrancavam sorrisos no passado.
    Não perder a cordialidade, o carinho, o respeito. Não importa o que aconteça, tem que saber conviver, responder com amor e carinho. Sempre!
    E o mais importante: saber relevar as picuinhas. Não precisa implicar com tudo, senão fica muito chato, né? Picuinhas não são boas nunca!
    Ai ai... tão bom falar, tão difícil fazer... mas a gente aprende fazendo, errando, levantando e tentando outra vez!
    Casar é bom demais!!!! Casem quantas vezes vocês puderem.
    Casamento a gente devia renovar todos os anos. Fazer uma reunião, conversar sobre os acertos e erros, decidir o que melhorar e mudar, e renovar os votos para mais um ano de muito amor e felicidade conjugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia escrever isso - que as relações estao decartáveis - em algum momento aqui rs

      Eu acho que falta mesmo, é muita tolerância das pessoas, sabe?! No primeiro degrau, já quer cada um sair pro seu lado, atras de coisa melhor. O que , eu acho que só aprendemos com a maturidade, é que trocar de marido ou mulher, é só trocar o "problema", já dizia minha avó! kkkkkkkkk

      Parece que as pessoas tem preguiça de investir nas relações, né? Eu sempre adorei viver apaixonada - e quem não gosta - , mas descobri, que não dá pra viver SEMPRE com o frio na barriga, mas dá pra buscá-lo sempre que necessa'rio! rssss

      Eu sou muito a favor do casamento tb,Re! Nem de longe acho que seja a tal instituicao falida que dizer por aí...

      Excluir
    2. Piniquita do meu coração...
      Belíssimo texto! Eu tenho exemplo em casa...meus pais são casados há mais de 30 anos. Mas sempre pensei comigo: "o casamento dura porque eram outros tempos, outra realidade, outra maneira de pensar que eles tem." Eu, pra ser bem sincera, nunca tive em mente que quando eu casasse seria pra sempre. Me conheço. Enfim, lendo o seu texto, e associando com o casamento de outras amigas também, vejo que 30 anos atrás e hoje em dia, ainda estão muito próximos. Certamente porque os teus princípios e os do Fabio, vem de berço, por isso vocês 'fazem funcionar' o casamento. Vcs se respeitam acima de tudo. Dialogam, se apoiam, se compreendem e, acima de tudo, se amam. E Duda terá pra sempre essa herança. Eu já quis casar de véu e grinalda. Mas a vida foi me encaminhando, fui fazendo opções, ficando mais independente, e, por algumas ciladas da vida (que você bem sabe) esse desejo foi deixado pra trás mesmo. Estou numa fase minha e que é importante agora. Mas acompanhando relacionamentos de amigas (e amigos) que são felizes e mais, acompanhando todo o preparativo do seu casamento, aquela vontadinha deu sinal de vida. Quem sabe, daqui a um bom tempo, ela não saia lá de trás onde foi deixada e me alcance? Não precisa ser correndo...kkkk Desejo toda a felicidade do mundo pra vcs!!! Familia que adouuuuuuuuro demais! Beijo grande!

      Excluir