quarta-feira, 15 de maio de 2013

ALGUNS PONTOS IMPORTANTES







Há mais ou menos 2 semanas, um amigo nosso que treina na nossa academia, sofreu um infarto pedalando na Ciclovia da Marginal Pinheiros. Quarenta e oito anos, atleta de alta performance, fez o Race Across America, malha todos os dias, alimentação balanceada. Por sorte - e, segundo os médicos, pela ótima condição física dele - não aconteceu o pior. Ele fez o cateterismo, já saiu do hospital, mas conversando hoje com ele, percebi que fazemos muita coisa errada.

O médico explicou a ele que o motivo do infarto foi over training, poucas horas de sono muito stress. Ele, assim como a maioria de nós, tem seus compromissos, o trabalho é estressante, tem dois filhos, acordava todos os dias as 5 da manhã pra ir pra academia. Brigava quando a avaliação médica dele estava vencida e o barravam na catraca. Tinha feito o último check up há mais de 1 ano, estava "sem tempo"para fazer outro.

Eu não estou dizendo aqui que não devemos acordar cedo pra ir treinar. Muitas pessoas, assim como eu, só tem essa hora pra ir pra academia. Mas, será que não podemos otimizar nosso tempo a noite para dormir mais cedo? Não podemos melhorar nossa qualidade do sono? O que tanto fazemos até meia-noite? Esse episódio com ele me fez pensar numa série de coisas:


  • Eu não faço uso de termogênicos mais. Já usei muuuuita coisa, posso até fazer um post sobre isso, porque sou prova viva. E também tenho uma prova dentro da minha casa, do quanto isso pode fazer mal. O Fábio teve um pico de pressão por causa de um termogênico e desde então, abolimos das nossas vidas. O que ele faz? Te dá uma sensação de "poder" maravilhosa quando você na verdade está morto! Você acorda cansado, de horas mal dormidas, toma um negócio desses e sai pra correr, por exemplo. Se acha o rei da cocada preta porque fez um super treino, quando na verdade isso está mascarado. Nos check ups que faço, o cardiologista sempre pede a dosagem de CPK - que é uma enzima que desempenha um importante papel regulador no metabolismo dos tecidos contráteis. Seu nível elevado pode ser indicativo de lesões na musculatura esquelética ou de infarto agudo do miocárdio ( leia mais sobre a CPK aqui )

  • Horas de sono: antes da Duda nascer, nós acordávamos nesse horário que vocês me vêem acordar todos os dias, mas dormíamos às 22. Claro que nos primeiro 5 meses, em que ela não dormia a noite toda, o sono era um terror. Mas hoje, ela dorme às 20 e acorda às 7. E por que não conseguimos dormir às 22? No máximo às 22:30? Porque ficamos na internet, porque vemos novela, porque às vezes, enrolamos mesmo. Claro que você não pode ser tão xiita, mas dependendo do seu objetivo de treino, você PRECISA dessas horas de sono. Meu treinador esses dias, me mostrou um artigo de um estudo feito com maratonistas como eu, que não são da categoria pro, onde eles avaliaram a imunidade no ciclo de treino e após a maratona onde o esforço é enorme. O nível de imunidade desses atletas pode ser comparado ao de um paciente HIV positivo. Não é pra pensar?!


  • Avaliação cardiológica periódica: gente, isso é uma coisa básica. Eu sempre falo que definitivamente não acredito que um treinador possa iniciar um trabalho com uma pessoa sem, no mínimo pedir esses exames. Isso é o básico. É uma segurança pro treinador e pra quem vai ser treinado! É num exame desses que você descobre se está apto ou não. E olha que mesmo estando apto, dependendo da intensidade, você pode passar por uma dessas que meu amigo passou. Não queira "matar"a recepcionista da sua academia quando seu exame está vencido e ela não te deixa entrar! E não peça um atestado pra um médico conhecido, só porque está com preguiça de ir fazer um check up.

  • Nutricionista: você não precisa gastar milhões com óculos, roupas, relógios pra corrida. Mas precisa saber que um acompanhamento nutricional faz uma super diferença no seu rendimento. Redes Sociais são ótimas pra aprender receitas, pra trocar informações. Mas, não façam delas seu nutri. Quem faz faculdade de Nutrição estuda pra isso! Tem o conhecimento pra te ajudar nos seus objetivos. Você pode ler? Pode. O Google está cheio de informações, mas não ache que o acompanhamento com o nutri é jogar dinheiro fora. Não é. Não tome suplementos sem consultar um. Entrar numa loja e comprar tudo o que vê pela frente ( e sim, já fiz muito isso!), é fácil. Mas o que eles querem é vender. o que é bom pro seu amigo, pode não se adequar a você, pense nisso!

  • Vida saudável é um estilo de vida. O corpo lindo vem como consequência disso tudo. É  um conjunto de persistência, de meeeeeeses de treinamento, de alimentação saudável, de noites bem dormidas. Vida saudável é estar bem consigo mesmo, é ser feliz também. É cuidar inclusive do espírito de alguma forma. De que adianta você ter o corpo mais sarado do Braseww, se não cuida do que tem dentro? Nós não somos só a casca, pelo menos é assim que eu penso! É saber equilibrar todos os campos e, se precisar deixar algum "prato" cair, escolha o menos importante e deixe-o cair, nem que seja por um tempo!

  • Não queira ser o outro. Eu vejo taaaaanto isso nas redes sociais! Você precisa emagrecer? Ok. Mas não faça isso pelo outro, não faça pensando que quer ser como o outro. Tenha inspirações, isso é saudável. Admire quem está melhor que você. Mas deixe que isso vire uma neura. Nós brincamos no Instagram, no Facebook, pra que o caminho seja mais leve! Essa é a intenção! Mas cole uma foto sua gordinho na porta da geladeira, pra você lembrar que não quer mais ser assim. Fazendo isso, você nem percebe, mas sua inspiração maior está sendo você mesmo! E é daí que vem a força maior pra continuar!
Não vale a pena parar pra pensar?

26 comentários:

  1. PERFEITO!!!!!
    Onde assino embaixo?
    Sei que peco em muitos aspectos, mas já estou pagando todos os patos... E não vale a pena ser doida desvairada!
    Cautela sempre! :)
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é flor?!
      Pensando muito sobre isso hoje!

      bjooo

      Excluir
    2. Caraca! Imunidade de soropositivo?!!! Gente, realmente é importantíssimo o acompanhamento de um profissional e uma boa alimentaçao! Eu exagerei na minha primeira corrida ( qie foram só 5 km) e fiquei passando mal - mal mesmo!- uma semana!

      Excluir
  2. Você é incrivel sabia? É tão bom ter pessoas que compartilham de forma consciente tantos os danos como os beneficios do excesso de exercicios, da importancia da saude que vem em primeiro lugar!Por conta deste blog eu contratei uma nutri que tem me ajudado muito, mas confesso que preciso cuidar da atividade fisica pois esta sendo muito dificil fazer na semana e no fim de semana da aquela preguiçaaaa! Uma por que eu acordo todo dia as 3:30 da manhã aí pensa... Em pleno sabadão ter que levantar as 6hs fazer caminhada no parque é duro... Sem contar que ainda nem correndo eu to, eu vou começar pelo trote, mas depois do que você tem falado decidi fazer exames do coração pra ver se ta tudo bem e perguntar ao cardio se posso correr e se tenho condições!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh que linda!!!!

      Flor, é o que disse: tudo uma questão de equilíbrio... E nós sabemos até onde podemos ir... Nosso corpo fala, ne?

      bjooo

      Excluir
    2. Oi debs,
      parabens por todas as informaçoes de grande importancia nao so para eu que pratico atividade fisica,mais tambem para todas as pessoas, sejam elas sedentarias, atletas de final de semana ou simplesmente uma pessoa que caminha no parque, muito bom !!!
      Richard

      Excluir
  3. Parabéns pelo post. Esse é um assunto que a maioria das pessoas desprezam e se dão mal. Compartilhei com meu grupo de corrida.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Anízio,
    Eu acho que as pessoas têm se preocupado demais com estática e esquecido o que realmente importa, sabe...
    Obrigada por compartilhar!!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Debs adorei!!Esse post é um tapa na nossa cara!!!!
    Termogênicos têm sido condição sem a qual muita gente não malha!! E pior tem gente que toma 3, 4 de uma vez!!
    Dormir é tão importante quanto treinar, e ninguém dá bola pra isso... adorei!!! Esse post me fez pensar melhor quanto ao meu sono e alimentação...
    Querer ser oura pessoa, qts vezes te perguntam como é o seu treino? Eu mesma já fiz isso, não podemos copiar o treino de ninguém... Podemos sim nos inspirarmos..

    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é flor!!!

      Eu vejo muito isso na academia, no ig, até o povo querendo fazer as planilhas de revista...
      Eu acho que o corpo sarado é consequencia, ne?

      bjoo querida!

      Excluir
  6. Debs, post incrível!

    É isso ai, temos q lembrar q mais importante que um corpo sarado é nossa saúde perfeita!

    Bjs querida!

    ResponderExcluir
  7. Bem,vou ter que desabafar, espero que vc não fique chateada com a exposição da minha ideia. Até vou entender se vc não quiser publicar nada por aqui.
    Ao contrário da grande maioria das pessoas, subi num pódio na primeira vez em que participei de uma corrida.E, claro, me empolguei bastante, achando que daria pra ser A ATLETA. Muita coisa aconteceu no período e blá, blá, blá, resumindo: caiu a ficha que eu nunca seria uma atleta de ponta, porque a minha vida profissional não daria tempo para isso, pois, como vc bem sabe, o nosso trabalho é o que mais ocupa o nosso tempo.Talvez ter pensado assim foi um erro, mas sei que nunca me machuquei seriamente, do tipo de ficar mais de uma semana sem correr,nem fiquei tomando estas coisas doidas para aumento de performance e nem forcei além da conta graças a este pensamento de "O importante é a diversão, não sou profissa". Porque, sinceramente, algumas coisas não valem a pena. Chega uma hora que "manter a saúde através do esporte" não passa de desculpas para manter a vaidade- ter o corpo atlético ou poder dizer, "sou maratonista" (sem ofensas,sei que o trabalho é árduo e esta é uma meta bonita, mesmo achando que existam metas mais importantes a serem realizadas)Como se todos nós dependêssemos da nossa aparência física perfeita para viver! Sou magra,não esquelética, mas sou uma corredora de objetivos simples e não acho que ninguém deva perder o sono, parar de se divertir, de ler,de comer coisas que gosta, de estudar, de escrever, de ter cultura por causa da neura das metas físicas- que tomam MUITO tempo. E acho que se alguém é gordinha(o) não é o fim de mundo e não há nada de errado se a pessoa tem saúde. Admiro seu esforço, mas existe vida feliz fora da academia também.
    Espero, novamente, que vc não se ofenda. Gosto da sua determinação e a respeito por isso, mas este negócio de "admire quem está melhor que vc" é muito relativo.E desculpe-me postar como anônima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! De forma alguma deixaria de publicar um comentário porque vc expôs alguma ideia que seja contra o que eu penso. Eu acho que esse é um lugar de discussão, com educação, de expor -por que não - diferentes pontos de vista. Acho que sou um pouco diferente de outras "blogueiras" que não admitem uma opinião contrária.

      Eu acho que alguns pontos desse post vc não entendeu direito e se me acompanha no Ig deve saber que não sou bitolada desse jeito. Eu nunca disse que não há felicidade fora da academia. Muito pelo contrário: tenho vida social, tenho vida com a minha familia, mas adoro o esporte. Faz parte da minha vida, da do meu marido, alias, foi o que nos aproximou.Nossas manhãs de sabado com a nossa filha são deidcadas sim ao esporte e isso é uma opção pessoal nossa.

      Respeito os que são corredores de objetivos simples, e esse fato não os faz menos importantes do que aqueles que têm metas maiores. Eu não gosto de correr distâncias curtas. Gosto de me superar. Sempre quis correr uma maratona. Pode ser um sacrifício para quem não gosta de correr longas distancias, como meu marido, por exemplo, mas pra mim, quanto maior a distancia, maior o prazer. Tenho que me "sacrificar"? Tenho. Mas isso é parte da minha vida. Da mesma forma que a sua opção é ser uma corredora de objetivos simples - e admiro - a minha é ser uma corredora de objetivos maiores.

      Outra coisa: quando eu digo "admire quem está melhor que você", não é na "nóia" de querer ser igual a quem vc admira. Tanto que no fim eu ponho: a sua maior inspiração tem que ser vc. A minha inspiracao pra perder 13 kg, fui eu mesma. E não "prego" isso nem aqui nem no meu Instagram.

      Espero que você também não se ofenda com a minha resposta, como eu disse, esse é um espaço para discussões saudáveis.

      bjs

      Excluir
    2. Anonimo desculpa me meter rsrsrs. Mas queria dar minha opinião. Na verdade dificilmente uma pessoa com sobrepeso (gordinha) terá saúde completamente perfeita. Seja pelos alimentos não saudáveis ou por alguma patologia q descontrole o peso o obeso terá ou ja tem algum problema de saúde. Talvez estética não seja tão importante para vc que já é magra, mas pense na pessoa que não tem um corpo cono gostaria. É a estética que trará saúde para esta pessoa. A minha felicidade é única e nem deve ser discutida, por exemplo pra mim uma das coisas que me deixa feliz é a academia, é transpirar, é estar gostosa. A felicidade de uma amiga é beber chopp (que eu odeio). Acho importante encobtrarmos o que nos realiza independente como e onde. Espero que não fique chateada com minha intromissão mas axho legal esse tipo de "discussão". Bjs gatas

      Excluir
    3. Olha, eu estava anônima pq eu estava num computador doido, mas agora vou ser anônima pq sou minoria...rs
      Esta ideia de que todo gordo é doente é infundada. Sem dizer que a grande tendência é que se considere gorda(o) quem não se encaixe nos padrões, tipo: tem barriguinha, tem "pochete", cara inchada, coxas grossas demais, quadril gigante, bunda "mole", etc. É destas pessoas que estou falando. Acho muito perigosa esta ideia de "Antes" e "Depois", mesmo que a intenção seja boa, ela sempre trabalha que o "antes" tinha defeito. E quem está no antes, estaria no grupo dos "defeituosos" que precisam ser melhorados. Não acho isso certo, só sou magra pq corro ( distâncias longas tbm, apesar de achar que treinamentos para se tornar uma sub40 nos 10 km são difíceis e não são menores. E falo objetivos simples, pois estou me comparando com o Marilson #euanônimasousemnoçãomesmo)
      Precisamos tomar cuidado para não propagar a gordofobia, que já é mais que propagada pela mídia com seus padrões absurdos de beleza.O esporte, ao meu ver, precisa ser prazeroso, o que acontece com o corpo é consequência, não o fim. A cobrança da beleza feminina é muito grande e difícil de conseguir, sem dizer que a beleza não é única: da mesma forma que acho linda a sua barriga sarada nas fotos, Débora, também acho lindo quem tem quadris largos. Um dia vou ficar velha (assim espero, pq a outra opção é morrer) e não estarei dentro dos padrões...aliás, todas nós. Acho que já seria bom pensarmos no que realmente importa: sermos felizes. Felizes na academia. Felizes nos 10 Km. Felizes na Maratona. Felizes no Sofá da sala comendo fatia de bolo sem culpa por estar gorda(o).
      Obrigada por ter respeitado a minha opinião de boa, Débora. Thais, felicidades na academia. Só não vale o olhar superior pra gordinha de esquina. Eu tbém vivo me controlando pra não fazer isso com sedentários, gordos ou magros.

      Excluir
  8. Vc sempre dá um show de texto, assunto e conteúdo. Eu amooooo fazer esporte. Não sou corredora nem tenho objetivos como tal. Mas tb é fazendo esporte e me "acabando" na academia q me realizo. Preciso daquilo e daquele lugar para me desestressar da vida desgastante que temos. Sou su fã desde sempreeeeee e para sempre. Vc sempre aborda td de forma mto perfeita. Parabensssssssss

    ResponderExcluir
  9. Parabens Debs
    Informações de grande importancia tanto para atletas, como para pessoas que andam no parque, ou aqueles que praticam atividade só nos finais de semana, muito bom !!!
    Richard

    ResponderExcluir
  10. Deb você arrasa muito... comecei a te seguir nem eras `famosa´ainda... e mesmo com tantos seguidores mantens os pés no chão, a humildade e esse jeito franco e ao mesmo tempo bem humorado de falar sobre as coisas.
    Parabens pela forma como expoe suas ideias e pela forma como trata leitores que tem opiniao diferente da sua. Se chama respeito.
    Te admiro ainda mais.
    beijinhos

    @inaazevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!! Comecei a seguir a Debs qd ela tinha 4.000 seguidores, e agora ela está mega famosa!! Vc merece Debs!! Bjoo

      Excluir
  11. Bom acho que todos nós temos nossa forma de felicidade. Alguns gostam de correr, outros de dançar, outras meninas de maquiagem e outras pessoas de física quântica. Debs o seu blog é direcionado à um público que gosta de praticar atividade física e de vida saudável. Não vejo problema nenhum vc abordar temas assim pois quem não é deste meio nem vai procurar sobre esse assunto. E fora que vc está passando informações super valiosas sobre orientação médica e nutricional pra quem vive isso e gosta disso. Gosto da forma como expõe as informações são simples e muito valiosas. Eu nem corro mais de 5 km e me sentiria muito feliz se pudesse dedicar mais tempo pra isso e poder correr uma maratona, porém preciso de muito treino pra isso. Mas um dia assim que eu puder farei isso e com certeza realizarei um sonho e suas colocações serão muito valiosas pra mim, afinal vc tem experiência e sempre compartilha a realidade com a gente. Exercício físico é importante pra todo mundo e cada um que encontre aquilo que te dá mais prazer. Que bom que encontramos a felicidade no esporte né? Bjs sua linda! *meumundofit

    ResponderExcluir
  12. Debs esta forma de expor a sua opinião e respeitar as demais é incrível! Nem sempre o que é bom para mim pode ser boom para outras pessoas. Continue assim, transmitindo seus conhecimentos que ajudam muitas pessoas e estimula também uma multidão a optar por uma vida mais saudável na alimentação e no esporte. Sou sua fã e quero ser igual você quando eu crescer. beijos Grazi

    ResponderExcluir
  13. Debs esta forma de expor a sua opinião e respeitar as demais é incrível! Nem sempre o que é bom para mim pode ser boom para outras pessoas. Continue assim, transmitindo seus conhecimentos que ajudam muitas pessoas e estimula também uma multidão a optar por uma vida mais saudável na alimentação e no esporte. Sou sua fã e quero ser igual você quando eu crescer. beijos Grazi

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post! Hoje acordo 05h20 da manha pra malhar e trabalho ate as 18.. entao consigo dormir cedo...mas no segundo semestre com a facul, vou chegar em casa 23h... como é que paro de malhar???? :(

    Será que se eu dormir um pouco na hora do almoço ajuda? pq malhar a tarde sem chances....

    ResponderExcluir
  15. Olá Debs, adorei o post, super importante mesmo tudo o que foi dito. Meu pai teve um infarto aos 67 anos e foi muito sério. Ele ficou 8 horas infartado, pensando ser apenas uma "friagem" por estar sob ar condicionado num shopping. Graças a Deus não aconteceu o pior devido à sua condição física. Ele corria, diariamente 18km a 21 km, para ele era sagrado sua corrida matinal. Ele chegou a ter necrose cardíaca devido à pouca circulação sanguinea. Ficou desacreditado pelos médicos da UTI, todos nos falavam para estarmos preparados e que se fosse com uma pessoa sedentária, ou como os próprios médicos falavam: "se fosse comigo, eu não resistiria." Meu pai fazia seus check ups certinho, ja vinha se sentindo meio baleado, nunca se preocupou com alimentação saudável, é fã de uma manteiga e comida mineira. Super sarado, corpo definido devido à atividade física. Nunca passou pela nossa cabeça que podia acontecer com ele. Isso faz 1 ano e meio, ele passou por 2 cateterismos. Hoje está retornando a correr bemmmm devagar já consegue 8,5 km e sempre que posso vou com ele e posto no meu IG. Sua alimentação mudou muito e tudo com acompanhamento. Comecei a correr por causa dele e fico muito feliz de poder acompanhá-lo. Beijos e fica dom Deus.

    ResponderExcluir
  16. Olá Debs, adorei o post, super importante mesmo tudo o que foi dito. Meu pai teve um infarto aos 67 anos e foi muito sério. Ele ficou 8 horas infartado, pensando ser apenas uma "friagem" por estar sob ar condicionado num shopping. Graças a Deus não aconteceu o pior devido à sua condição física. Ele corria, diariamente 18km a 21 km, para ele era sagrado sua corrida matinal. Ele chegou a ter necrose cardíaca devido à pouca circulação sanguinea. Ficou desacreditado pelos médicos da UTI, todos nos falavam para estarmos preparados e que se fosse com uma pessoa sedentária, ou como os próprios médicos falavam: "se fosse comigo, eu não resistiria." Meu pai fazia seus check ups certinho, ja vinha se sentindo meio baleado, nunca se preocupou com alimentação saudável, é fã de uma manteiga e comida mineira. Super sarado, corpo definido devido à atividade física. Nunca passou pela nossa cabeça que podia acontecer com ele. Isso faz 1 ano e meio, ele passou por 2 cateterismos. Hoje está retornando a correr bemmmm devagar já consegue 8,5 km e sempre que posso vou com ele e posto no meu IG. Sua alimentação mudou muito e tudo com acompanhamento. Comecei a correr por causa dele e fico muito feliz de poder acompanhá-lo. Beijos e fica dom Deus.

    ResponderExcluir