quarta-feira, 22 de maio de 2013

10 DICAS PRA QUEM ESTÁ COMEÇANDO A CORRER




1 - Invista num bom par de tênis. Esse é um dos poucos grandes investimentos que você PRECISA fazer para poder correr. Algumas lojas tem testes de pisada para você saber qual o melhor tipo de tênis pra você. As que eu gosto: Fast Runner e a loja da Asics da Oscar Freire. Além disso, você pode fazer um teste mais completo de avaliação de pisada e postural com um fisioterapeuta ( que tb fiz, depois de algumas lesões. Precisei usar uma palmilha e isso só um fisio pode fazer por você)

2- Estão vendo essa foto minha? rs É beeem das antigas, quando ainda era lindo usar piercing no umbigo ahahahahaaha. Essa é pras meninas: gente, esse top que estou na foto NÃO SERVE PRA CORRER! Olha só (demorei pra aprender): corrida não é desfile de moda. Até o jeito que eu corria, parecia que estava desfilando! rs Olha a mão! haahahaha O top tem que ser reforçado, porque por mais devagar que você corra, tem um impacto, tem a gravidade. E pras meninas que tem silicone ou que estão grávidas ou amamentando e correndo, esse reforço do top é imprescindível!

3- No começo, não se preocupe com tempo. Quem se preocupa com tempo são pessoas que já correm há mais tempo. Claaaro que vc quer melhorar? Óbvio! Mas não precisa querer fazer isso no primeiro mês de treinamento,ok? Comece DEVAGAR! Construa seu cardio primeiro para a corrida e depois se preocupe em bater seus recordes pessoais!

4- Pode começar sozinho? Pode. Mas, quando você já estiver correndo/trotando 30/40 minutos, procure um educador físico. Eles estudaram pra isso! As assessorias são ótimas? São! Mas se você não tem grana para a assessoria e para a academia, peça a um professor da academia que você faz, que elabore uma planilha de treino pra você!

5- Não tenha "vergonha" de caminhar. Pra você construir o seu cardio pra corrida , a não ser que vc seja um queniano nato, provavelmente você terá que intercalar trote com caminhada.

6- Não foque só na corrida. Não estou dizendo pra vc ser um triatleta, mas o corpo precisa de estímulos diferentes. Eu sempre intercalo a bike com a corrida. É um outro tipo de exercício, ajuda no cardio e fortalece os músculos. Mas vc pode nadar, surfar, andar de skate. O importante é não colocar toda a vida na corrida. Um dia seu corpo vai cobrar o preço por isso. E falo de cadeira!

7- Use sempreeeeeeee vaselina! Esse é um item barato e que não pode faltar no seu pequeno asenal. Sempre vejo gente assada na faixa do top ou na costura do short!

8- Use um monitor cardíaco, pelo menos no começo. Você precisa ter uma noção de quanto esforço  está fazendo e em que zona de treinamento  está. Se você quer emagrecer é uma coisa, se que melhorar o cardio é outra completamente diferente!

9- Tenha metas a curto prazo. Não adianta você começar a correr pensando assim: "daqui a 2 meses vou fazer 21km!". Assim como no processo da RA, as metas tem que ser alcançáveis, senão você desiste na primeira dificuldade. E sabe o que é legal? Faz um "diário" das corridas. Tem um app super legal que dá pra colocar todas as info dos treinos e depois ele te mostra tudo! É o que o Garmin Training Center faz. Mas se vc está começando, use esse app que funciona pra ver a evolução! O app é o Running Log e é gratuito na App Store.

10- DESCANSO TAMBÉM É TREINO! E eu posso falar isso com propriedade. Quando comecei a correr, parecia a "maníaca das corridas". Ficava procurando provas pra correr todo domingo, corria todo santo dia, achava o máximo aquilo. Mas algumas lesões e puxões de orelha que tomei, serviram pra me mostrar que você pode amar corrida ( ou qq outro esporte) mas seu corpo precisa do day off! Vá curtir a família, os amigos, ficar deitado no sofá vendo tv, mas dê esse dia pro seu corpo. Ele precisa. Senão depois, ele cobra! Believe me!

E por fim, uma frase que pus ontem aqui, que ouvi da Carla Moreno e que vou levar pra minha vida: "O que você quiser na vida, você faz. basta treinar pra isso". Então, sim, você é capaz de correr 5km, 10km, 21km, 42km, ultramaratonas, ironman . Basta você querer, treinar e GOSTAR do que está fazendo! E tudo com muita paciência! Esse é o segredo!

21 comentários:

  1. Debs, adorei suas dicas! Queria saber uma dica masculina, meu namorado corre e adora, mas não é profissional... rs
    Ele não sabe como não deixar a blusa pegar nos mamilos. Segundo ele doi muito.
    O que faz? Enfaixa? Nós mulheres temos isso, devido ao top. Alguma dica?

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    1. Flooor! Fala pra ele colocar micropore!!!! É tudo! nao machuca mais!!!

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  2. Sério Debs, que demais suas dicas! Você sempre cheia de humor e de dicar essenciais pras nossas vidas. Sempre te acompanho no insta e quando dá passo por aqui. Estou superando meus limites e em Junho disputarei minha primeira corrida. Você (como deve ouvir todo o dia), é uma inspiração pra mim! E achei ótimo as dicas da vaselina e do top. Ainda tenho uma longa caminhada (ou melhor, corrida) pela frente! Grande beijo e parabéns!

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    1. Você vai ver como é gostoso terminar uma prova!!!!! A sensação é unica!!!!

      bjooo

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  3. Adorei o texto! Minha inspiração =)

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  4. Debs eu sou a tua maior fã com certeza. Te sigo no insta e me inspirei na sua história, apesar de eu não ter o corpo que você já havia antes de engravidar. Tenho 1,60 e atualmente 62kg quando o meu ideal seria 54kg... faço dieta para emagrecer e amanhã inicio a academia porque moro num bairro fechado aqui do sul e só tem morro e acredito que para iniciar treino de corrida é intenso demais.vou começar a correr na esteira três vezes por semana e conseguir conquistar minha meta de correr meia maratona. Você é uma grande mulher, guerreira e merecedora de todas as conquistas realizadas até hoje!!!

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  5. Debs eu sou a tua maior fã com certeza. Te sigo no insta e me inspirei na sua história, apesar de eu não ter o corpo que você já havia antes de engravidar. Tenho 1,60 e atualmente 62kg quando o meu ideal seria 54kg... faço dieta para emagrecer e amanhã inicio a academia porque moro num bairro fechado aqui do sul e só tem morro e acredito que para iniciar treino de corrida é intenso demais.vou começar a correr na esteira três vezes por semana e conseguir conquistar minha meta de correr meia maratona. Você é uma grande mulher, guerreira e merecedora de todas as conquistas realizadas até hoje!!!

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    1. <3 <3 Muito obrigada flor!!!!!
      E vc vai conseguir!!!! Logico que vai! Mas isso mesmo! Deixe pra começar os morros um pouco mais pra frente!!!!
      bjo!!

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  6. Debs, achei seu IG na Carol e simplesmente amei!! Adorei esse texto pq estou tentando começar a correr agora. Estou passando pela fase: anda muito, corre um pouquinho, anda mais um pouco, corre... Estou MUITO acima do meu peso ideal (preciso perder uns 20kg), mas, sua barriga de tasquinho e seu bom humor me dão uma força e incentivo para continuar! Obrigada pela força! Alice

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  7. Será qye um dia vou poder correr uma maratona, mesmo com essa tendinite poplítea? :( Adoroo vc, seu blog, seu IG e seus despertadores Mara haha!
    Aline Tamaki

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  8. Ameeeiii! Eu NUNCA imaginava sonhar participar de uma prova de corrida na vida, hoje eu sonho porque sei que posso, faço por onde e você ajuda muito! Obrigada flor

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  9. Debs,
    vc recomenda algum modelo de tênis específico?
    Eu corro de 5 a 10 km e tenho pisada supinada...
    Beijos,
    Esther

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  10. Roberta @roserena no insta22 de maio de 2013 09:48

    Dé... arrasouuu!! Amei as dicas... só me diz uma coisa, sofro com essa do top... geralmente tenho que usar 2 ou 3... vcs tem algum bom pra indicar? Um que as peitcholas balancem menos??
    Bjoo

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  11. ADOREIIII as dicas minha pisada é péssima estou na luta para corrigir essas dicas vão ajudar bjoo

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  12. Oi Debs! Sou uma grande fã sua e também estou na luta contra a pochete e em busca da bunda coco!! <3 Queria tirar uma dúvida que sempre tive: pra ter barriga chapada, com músculos definidos (como a sua) é necessário utilizar whey e outros suplementos? Existe como fazer isso apenas com alimentação e mantendo pouca gordura gorporal?

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  13. Debs, vc eh maravilhosa mesmo ne?? <3

    Eu to ensaiando comecar a correr faz um tempinho... MAS AGORA VAI! bjos

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  14. Adorei Debs! A dica da vaselina foi preciosa pra mim, não sabia mais o que fazer e no mesmo dia que comentei no teu IG tres queridas alem de ti me falaram sobre, achei o máximo. :)

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  15. Gostei muito das suas dicas: a da vaselina demorei pra descobrir...rs Acho que só faltou o exame médico inicial!Bj
    Patrícia

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  16. Oi! Te achei ja no instagram por um acaso , quando ja estava buscando reeducação alimentar após todas as tentativas falhas de dietas milagrosas, de livros, revistas e ate formulas, eu gostaria muito de correr mas acho q não posso tenho desgaste de patela e sinto dores nos joelhos devido isso, por isso resolvi fazer musculação a pedido médico so q eu queria perder e nao sei como queimar e ao mesmo ganhar nas partes inferiores....além da corrida o q vc faz??? r Bjos

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  17. Oi! Te achei ja no instagram por um acaso , quando ja estava buscando reeducação alimentar após todas as tentativas falhas de dietas milagrosas, de livros, revistas e ate formulas, eu gostaria muito de correr mas acho q não posso tenho desgaste de patela e sinto dores nos joelhos devido isso, por isso resolvi fazer musculação a pedido médico so q eu queria perder e nao sei como queimar e ao mesmo ganhar nas partes inferiores....além da corrida o q vc faz??? r Bjos

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