segunda-feira, 18 de março de 2013

GENTE COMO A GENTE







Quando eu recebi o email da Erica, demorei exatamente um dia, 24 horas pra responder. No outro dia, acordei e a primeira coisa que fiz foi abrir o email pra ler. E fiquei procurando palavras pra respondê-la. Procurando e chorando. Eu penso que histórias como essa da Erica é que realmente inspiram pessoas, sabe... E não me canso de falar isso! Perder 10 kg tomando remédio e fazendo maluquices é fácil. Perder 28kg na raça, é f***!!!! Não consigo imaginar o que seja isso, porque pra eu perder oito fiquei desesperada...

Mas o que mais me impressionou na Erica, foram a maturidade, a força de vontade e a disciplina dela para chegar onde ela queria! Mas nada que eu diga, vai emocionar tanto quanto a história contada por ela mesma!


"Quando convidada para participar do  “Gente como a gente” fiquei por um bom tempo pensando qual teria sido o “segredo” do meu emagrecimento de 28 quilos. Depois de tantos dias pensando, cheguei à seguinte conclusão: não há segredo algum.
                  
Desde que me lembro como gente fui gordinha. Minha paixão pela comida foi herdada do meu pai, do qual herdei inclusive a tendência a engordar. Apesar do hábito decomer bastante minha mãe sempre procurou adaptar meu paladar para umaalimentação mais saudável; onde eu pecava mesmo era no sedentarismo.
                 
  Aos 11 anos comecei a praticar yoga, algo pelo qual sou apaixonada até hoje. Porém fazia apenas uma prática de uma hora por semana, o que definitivamente não compensava minha alimentação hipercalórica.
               
  Por nunca ter sido magra, me contentei a acreditar que minha estrutura era grande e que o excesso de peso me acompanharia durante toda minha vida. Comia o que queria, sem nenhum peso na consciência, já que nem sequer cogitava a possibilidade de que meu corpo se adaptaria ao emagrecimento. Acostumei-me à minha imagem no espelho e mesmo me sentindo mal com a minha forma, não fazia qualquer esforço para mudar.
                  
Uma ida à praia, por exemplo, tornava-se sempre uma tortura e já tinha incorporado a ideia de que se sentir bem usando um biquíni simplesmente nunca faria parteda minha vida. Pesava-me apenas quando ia ao médico e achava natural que meupeso subisse gradativamente, porque pensava que ainda estava em fase de crescimento, ou seja, arrumava todas as desculpas para continuar acomodada ao meu estilo de vida. Até que um dia assisti a um vídeo de Natal que a minha mãe havia feito e caiu a ficha de que a minha aparência não era tão normal como euimaginava, afinal de contas eu não me enxergava nem metade do tamanho que eu era.
                  
Peguei as minhas férias de julho de 2010 e comecei a fazer esteira na minha casa enquanto assistia a filmes, mas sem acreditar que faria algum efeito. Na metade daquele mês tive que ir ao médico e ao me pesar notei que estava com 76 kg(sendo que meu máximo tinha sido 82 kg).
                  
Animei-me tanto com a notícia que pedi para o meu pai me inscrever em uma academia. Fiz a avaliação física, montei meu treino e comecei a pegar cada vez mais gosto pelo meu estilo de vida à medida que ia enxergando os resultados em meu corpo. O mais importante é ir estabelecendo metas alcançáveis. Não comecei com a ideia de emagrecer 28 kg. Primeiro queria chegar pelo menos aos 70 kg. Alcançada essa meta, estabelecia a próxima, sempre com o acompanhamento de um treino de musculação, que é extremamente importante para o emagrecimento, tanto para evitar a flacidez quanto para aumentar seu gasto calórico diário (já que o corpo necessita queimar mais para manter seus músculos).
                   
Algo que me ajudou muito a emagrecer foram as aulas de tae boxe na academia. O gastocalórico é muito grande, além de o esporte ajudar muito com a redução doestresse. Mantive minhas aulas de yoga enão deixava de me exercitar nenhum dia da semana. Fui a uma nutricionista, que me ajudou com a reeducação alimentar.
                  
Algo que sempre digo é que dietas não funcionam! O processo de emagrecimento, além de ser uma mudança física, constitui uma mudança interna, de hábitos,comportamento e visão do próprio corpo. Você precisa de uma mudança interna radical para conseguir manter seu peso após atingir sua meta.
                  
Nunca fiz dieta. E nunca me sujeitaria a nenhuma. As dietas podem até fazer você atingir sua meta de peso, porém muitas vezes apresentam enormes carências nutricionais, que acabam inclusive prejudicando seu desempenho nas atividades físicas. Se um corpo definido não é sua meta, mas apenas atingir um determinado peso na balança, sem considerar sua saúde, passe a comer só alface e a ficar sentado no sofá. Você perderá peso, mas causará danos irreparáveis a seu corpo.
                  
Aalimentação é tudo. Como sempre dizia a minha mãe: “A beleza vem de dentro pra fora”. Se trocar a barra de chocolate por uma fruta parece impossível, faça uma forcinha, porque nenhum alimento é ruim: basta simplesmente educar seu paladar.
                  
Hoje em dia peso 55 kg distribuídos em 1,73 metros de altura e, mais importante que contar calorias e controlar a balança, é ter a certeza de estar cuidando de sua saúde, levando sempre em consideração a densidade nutricional dos alimentos(sais minerais, vitaminas, fibra alimentar, etc.) e não apenas suas calorias.Tabelas nutricionais não são constituídas apenas de valor energético!
                  
Como estou levando uma vida corrida ultimamente, ficando alguns períodos em casa(perto do trabalho) e outros em uma república de estudantes (perto do cursotécnico que faço), não consigo me inscrever em nenhuma academia. Porém isso não é desculpa para o sedentarismo! Um dia sem exercício é um dia desperdiçado. Exercito-meem casa (onde tenho alguns aparelhos de ginástica), corro em parques quando posso e, aos domingos, pago aulas avulsas na academia onde costumava ir quando tinha tempo.
                  
Na república montei com minhas amigas de quarto uma espécie de “academia improvisada”. Levamos pesinhos, matsde yoga e corda para malhar quando podemos. Criamos até uma hashtag no Instagram: #malhadasnarepa ...hahahahaha. Há inúmeros vídeos no youtube que oferecem treinos muito bons para quem não tem como se locomover para uma academia ou tem preguiça de sairde casa. Recomendo principalmente os vídeos da Jillian Michaels e do BillyBlanks.
                  
Minha amiga da república, Caroline Colozio (no Insta @carolinecolozio) me incentivoua começar a postar algumas fotos dos nossos exercícios e dos meus pratos no Instagram, que acabou servindo de ponte para incentivar as pessoas a não desistirem de suas metas. Sei como é sofrido estar acima do peso e juro quequando começamos a perder peso vai ficando cada vez mais fácil. As pessoas tendem a se impor limites, deixando ser influenciadas pela famosa história de que emagrecer é difícil. Posso afirmar que é mais tranquilo do que parece.
                  
Pense em primeiro lugar em sua saúde e em seu bem-estar. Não crie bloqueios a si mesmo. Acredite que o seu corpo te ajudará a perder os quilinhos a mais, já que não faz parte da natureza estar acima do peso. Seu corpo detesta bem mais do que você os seus pneuzinhos.
                  
Atingi meu peso ideal no final de 2011 e desde então me considero uma pessoa completamente diferente da que eu era, não apenas fisicamente, mas pela consciência em relação à minha saúde e inclusive pela minha personalidade. Essa mudança interna está sendo fundamental para a manutenção do meu peso.
                  
Finalmente posso concluir que não mudaria nada na minha vida. Se pudesse escolher, teria sido gorda de novo, porque foi uma época importante para me ensinar muitas coisas e me fazer valorizar outras. E no que eu puder ajudar às pessoas ao meuredor o farei com o maior prazer, porque emagrecer NÃO é impossível!"

Instagram: @erisilveira










5 comentários:

  1. Inspiração, parabéns Debs por esse lindo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. UAU, que linda,que incrível! Amei a história dela e, na primeira foto, nem parece que ela tinha esse peso todo.. e na segunda, magrinha, magrinha. Eu tenho 3 kls a mais que ela e a mesma altura,praticamente.. mas estou aqui, lutando para diminuir minha BF..
    Obrigada por manter este canal, Debs, ele anima muita gente!
    Pat

    ResponderExcluir
  3. Linda história!! Sempre dando motivação pra seguir em frente, seja qual for o objetivo!

    Debs, olha essa bunda coração: http://3.bp.blogspot.com/-j4k-y_Pq_AA/UTorgclZzTI/AAAAAAAAC_s/InNeUys7m-8/s1600/treino+de+gluteo.JPG

    Vai falar que é feia???? hahahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa ta bem bonitinha haahahahahaha

      Excluir