terça-feira, 5 de março de 2013

A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO MUSCULAR


Desde que o meu instagram começou a ter mais seguidoras, tenho recebido alguns emails perguntando sobre os meus treinos de corrida. Gente, como eu respondo a todas, não sou profissional de Ed. Física, o que falo é baseado na minha experiência e ela é bem conturbada. Eu corro há 10 anos. Comecei a correr porque tomei um "pé na bunda" de um namorado,estava acima do peso, ele me trocou por uma loira magra bem mais nova que eu ( kkkkkkkkk). Resolvi que ia correr, comprei um tênis e comecei. Simples assim. Durante todo o tempo que corri sem assessoria, foram várias lesões, eu não fazia musculação porque odiava e a cada 4 semanas tinha que parar porque alguma coisa estava doendo.

Quando comecei a treinar com orientação, as dores diminuíram, a performance melhorou, mas eu não seguia o conselho do meu treinador: "tem que fortalecer". E aí tive sucessivas fraturas por stress. E só aí, é que me conscientizei que, chato ou não, eu precisava fazer uma musculação, uma fisio preventiva. 

Pedi pro David, meu fisio escrever uma coisinha aqui pra vocês, porque acho importante vocês lerem a opinião de quem realmente é da área.

E abaixo do texto dele, alguns tipos de fortalecimento específicos pra corrida que faço lá na clínica dele.


"Hoje muito se fala em perda de peso, como eliminar as gordurinhas que tanto incomodam bem como voltar ou iniciar a prática esportiva após esta perda de peso.


Bom, vamos passo a passo:
  • 1o: para eliminar peso procura uma nutricionista e,
  •  para voltar ou iniciar a pratica de esportes procure um treinador.
Isso para que voce possa treinar com saúde e poucos riscos de lesão.

O ganho de massa magra ( músculo ) é tão importante quanto a perda de massa gorda (gordura), deve haver esta troca: aumentar massa magra e diminuir gordura. Por isso, nem sempre o que está na balança é o que você deve se preocupar.Com a troca de massa gorda por massa magra, seu peso pode permanecer o mesmo e o que vai mudar mesmo são as suas medidas.

O ganho de força, de músculos, fará com que você consiga treinar e evoluir em seu treino, ajudará com que você melhore seu condicionamento cardiovascular, bem como corrija posturas inadequadas na prática esportiva.

Além disso, o que as pessoas que entram no processo de emagrecimento precisam saber é que não basta simplesmente pegar um tênis e sair correndo. O mito de que a corrida é um esporte "barato" porque é só ir ali, comprar um tênis,um short e um top e sair correndo, precisa acabar. O que mais atendo hoje, são pessoas lesionadas por esse motivo. Pessoas com sobrepeso, que começaram a correr pra "secar" e acabaram lesionando joelho, tendões e canela.O fortalecimento associado à corrida é essencial para a prevenção de lesões.Uma avaliação postural completa ajuda seu treinador a corrigir estes erros posturais (desvios) caso haja. 

Eu, como fisioterapeuta, trabalho e muito estes itens, e ainda sou fã de treinos de equilíbrio associados.Com isso você trabalha grupos musculares mais profundos e isolados, fortalecendo a musculatura como um todo, prevenindo lesões e melhorando a performance."


Ft.Msd.David Homsi
www.davidhomsi.com.br



3 comentários:

  1. Muito legal seu blog, eu mesmo comecei a correr em função de emagrecer, e após 3 meses perdi 10kg. abraços

    ResponderExcluir
  2. EXATAMENTE!
    Assino embaixo! Sou prova de que pegar o tênis e se achar a bonitona da corrida não dá certo! kkkkkkkk
    Fiquei manca, e dói só de lembrar...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post. Conheço vários que começam e se machucam ou sentem dores fortissimas nos pes e joelhos. Correr seca mas eh preciso muito cuidado.
    Os riscos sao grandes e o desgaste tambem.
    Aprendi a gostar de correr pela sensaca unica que me da e tambem por questao de superacao dos meus limites mas tive que me adaptar e observar muito pra evitar lesoes. E alongar muuuuuuito antes e depois.
    ;)
    Eu-goista.blogspot.com

    ResponderExcluir