quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

COZINHATERAPIA


Quando comecei a passar com a Pri, ela sempre me falava que eu precisava aprender a cozinhar, que precisava aprender a fazer pratos bem apresentados, enfim, praticar a cozinhaterapia, que isso ia me ajudar muito na dieta. O problema é que eu e a cozinha não nos entendemos. Todas as vezes, sem exceção, que tento fazer alguma coisa, um "imprevisto" acontece. Eu tinha uma amiga que amava cozinhar e ela me passou algumas receitas que tentei fazer. Uma vez foram cookies, na outra uma sobremesa.
Na vez dos cookies, eu fui fotografando passo a passo ( até a consistência da massa! hahaha) e mandando pra ela, com medo de dar errado. Eles ficaram mara o Fabio só acreditou que fui eu que fiz porque ele viu! , só que saí da experiência com uma bela queimadura nas mãos, porque estava tão empolgada em ver como tinham ficado, que esqueci de por as luvas! kkkkkkkkkkkkk. Resultado: nunca mais fiz.
Quando tentei fazer a sobremesa (era gelada, por isso achei que não ia ter problema rs), deixei muito tempo no congelador e quando levei pro almoço na casa da minha amiga, na hora de comê-la ela ainda estava dura rsrsrs.
Mas de uns tempos pra cá, estou sentindo necessidade de aprender a cozinhar. Acho que muito pela Duda também. Fico pensando que não quero ser daquelas mães que as amiguinhas dela vêm em casa e eu tenho que pedir uma pizza porque não sei fazer nada gostoso. Aliado a isso, tem um fator seríssimo esse ano: a Branca vai tirar férias de 30 dias kkkkkkkkk. Como é que vamos sobreviver ( não pensem que estou de brincadeira! não sei fazer nem um omelete! rs)? Se fôssemos só eu e o Fábio, tudo bem... Mas vou dar vitamina de Whey pra Duda? Rs. Não, né?
Então, dessa vez resolvi seguir os conselhos da Pri. No site dela tem várias receitas legais, fáceis e super saudáveis. Resolvi começar por uma coisa bem fácil ridícula mesmo, que é o iogurte. Ela sempre me dizia que quando eu experimentasse o caseiro, não ia mais querer o industrializado. Eu vi a receita no site, mas achei complicado (kkkkkk) não ter a iogurteira. Ela me passou o site da Top Therm e comprei uma de 1litro pra experimentar ( e ainda peguei uma promoção! rs), que já vem com o termômetro e dois pacotinhos de lactobacillus.
E ontem, finalmente minha nova aquisição chegou! Fiquei tão empolgada que fui à padaria, comprei o leite de garrafa semi-desnatado e onze da noite resolvi fazer o tal iogurte.
A receita tem no site, mas também vem no papel que acompanha a iogurteira ( eu falo receita e vocês devem pensar numa coisa bem difícil,né? kkkkkk)
MODO DE FAZER
  1. Aqueça 3 litros de leite (A, B ou C), ao atingir o ponto de fervura desligue o fogo e deixe esfriar até atingir a temperatura de 46ºC ( no meu caso 1litro de leite e genteeeee, esse termômetro foi feito pra mim, porque já vem com a marcação de 46 graus! Não tem nem como errar! rs)
  2. Se utilizar leite em pó (integral, semi-desnatado ou desnatado), aqueça 2,5 litros de água, mineral ou filtrada, a temperatura de 46ºC, desligue o fogo, adicione 1(uma) lata inteira de leite em pó;
  3. Utilizando leite de “caixinha” (UHT), não ferva, apenas aqueça o leite a temperatura de 46ºC, desligue o fogo, adicione 3 colheres (sopa) de leite em pó para cada litro de leite (para consistência mais firme);
  4. Adicione um envelope inteiro do fermento TOP FIT e misture.
  5. Despeje o leite nos potes.
  6. Coloque-os dentro da Iogurteira, tampe e aguarde 6 horas.
  7. Após esse período de 6 horas estará pronto.
  8. Leve à geladeira e utilize no preparo de deliciosas receitas ou ao natural, por um período de até 3 semanas.
E lá fui eu... É claro que no meio do caminho aconteceu um pequeno acidente, mas se isso não tivesse acontecido, não seria Debs na cozinha,né? rs. Eu estava tão empolgada fotografando, que o leite ferveu e derramou antes que eu desligasse o fogo! rs. Menos mal, pelo menos dessa vez foi só limpar o fogão!
Hoje cedo, quando acordei, eles já estavam prontinhos... E gente, não é que ficou bom mesmo???? Dei pra Duda hoje de manhã misturado com geléia sem açúcar ( a Queensberry, que tem uns pedacinhos da fruta!) e pro Fabio, além da geléia, pus granola. Foi aprovadíssimo! Até me empolguei... kkkkkkkkkkkkk
A iogurteira
Lactobacillus
O leite, que deveria ser orgânico,mas peeensa numa pessoa ansiosa rs
Termômetro
Leite fervendo...
Rah!!! Aloka fotografando tudo... e DESASTRE! kkkkkkkkkkkk
46 graus...
Pronto pro repouso de 6 horas!
Ficou muitoooo bom!!!

2 comentários:

  1. Eu vi as suas fotos de shorts na academia ali em cima: sério mesmo que esta barriga lisa e sem gordura ainda não tá boa pro seu vestido de noiva? Porque no meu olhar- que tbém é de corredora- ela está perfeita!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkk
      Josi, sua linda! Vou fazer um post hj e vc vai ver como agora e que ta ficando legal rssssss

      Bjo!

      Excluir