terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vendo coisas e pensando....

Minha filha, este post é para você. Estava aqui trabalhando, mas dei uma paradinha, porque precisava deixar isso registrado para você ler um dia.

Ontem, lá no trabalho da mamãe, aconteceu uma coisa muito chata. Aliás, não foi ontem. Já acontecia há algum tempo, mas repete-se tanto, que ontem, voltando para casa, fiquei pensando que algumas coisas vem da educação que recebemos em casa.

Acho que tem coisas que vem desde pequenininha. Quando a mamãe era criança, Vovó Vera nunca deixava que ela faltasse às aulas porque estava chovendo ou porque estava frio. Aliás, era difícil mamãe não ir à escola. Só se estivesse muito doente mesmo. E isso ficou na minha cabeça, e graças a Deus, eu trouxe pra minha vida. Desde que me formei, sempre trabalhei muito tempo nas clinicas e faltei quase nada. Conto nos dedos as vezes que fiz isso.

Mas sabe minha filha, vejo que nem todas as pessoas são assim. Ou melhor, muito poucos agem desta forma.

Quero poder te ensinar o que é comprometimento, pontualidade, responsabilidade. Te mostrar o que é trabalhar em equipe - afinal, a família já é uma - e que, falar a verdade, é sempre a melhor pedida. Não que sua mãe seja a rainha da perfeição, nunca tenha mentido, mas a vida nos mostra que dizer a verdade sempre vai nos levar pelo melhor caminho. Quero poder te mostrar como separar os problemas da sua vida pessoal da profissional. Quando sabemos fazer isso, nos tornamos profissionais e pessoas muito melhores.

Não quero ser uma mãe, como algumas, que acobertam atitudes erradas dos filhos. Quer mentir? Ok, mas não me leve junto. Quer faltar ao trabalho porque está com preguiça? Ok, mas não me peça para te encobrir.

Você vai aprender que, quando estiver na escola, é mamãe que vai ligar para a coordenadora, avisando que você não vai porque está doente; mas, quando for uma ADULTA e estiver trabalhando, não é mais a mamãe que vai  fazer isto por você.

Vai aprender que quando se trabalha em grupo, um depende do outro. Não adianta um ou dois se esforçarem e os outros não fazerem nada. E, infelizmente, ou, felizmente, trabalhar em equipe é o jeito mais fácil de crescermos como pessoa, seja na escola, no trabalho, ou num grupo de amigos.

Mamãe quer te mostrar também, que ser política, é bem diferente de ser dissimulada. Ser política, é sempre usar de diplomacia com todos em quaisquer situações. Isso vai te ajudar muito, minha filha, em qualquer profissão que você vá seguir, em qualquer ambiente que você vá viver. Ser dissimulada é você ser falsa, mostrar ser uma coisa que você não é, fazer coisas que agradem às pessoas porque isso pode te trazer alguma vantagem, e pelas costas agir de outra forma.

Isso tudo faz parte de crescer, de se tornar independente, de ser uma adulta. Assumir as consequências dos seus atos.

Crescer não é fácil, minha filha. E crescer com um caráter formado, sabendo discernir o certo do errado, o bem do mal, o que pode prejudicar alguém do que não pode, a mentira da verdade, é responsabilidade nossa. Minha e do seu pai.

Educar alguém é uma tarefa muito difícil, mas, graças a Deus, seu pai e eu, temos valores e pensamentos muito parecidos para transmitir pra você.

Te amo

Mamãe.

6 comentários:

  1. Bravo! Debs, te aplaudo de pé! Tenho certeza q a Duda vai ter uma excelente educação e vai honrá-la. Olha só, um ótimo partido pro Pedro!!! Hehehehe bjao!

    ResponderExcluir
  2. O papel de pai e mãe não é fácil, especialmente pq o que fizermos valerá mais do que a nossa fala. Tenho certeza que a Duda será uma menina, moça e mulher íntegra: isto a gente aprende mesmo é em casa!
    O ruim é ter que conviver com pessoas que não aprenderam isto ou fingem que esqueceram...
    Bj

    ResponderExcluir
  3. #aisim Debs

    Que bom que vc sabe tudo isso e pode passar para a Dudinha! Nós somos os responsáveis por um futuro melhor através dos nossos pequenos.
    Façamos a nossa parte!!

    Beijos no trio!
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  4. Papai e mamãe (da Duda)

    Sou um jornalista, esportista, otimista, positivista e palmeirense, só pra sacanear com a rima. Ah, e emotivo tb. Aliás, se não fosse, teria me tornado após passear por aqui. Vcs tem uma família linda! Algo que valorizo demais. Papai do céu ainda não me deu uma, mas confio que no tempo certo Ela virá. E exemplo como o de vcs dois (três!) só me inspira. Em acreditar que ELE não demora... E, sim, caprixa!!!
    Beijo no coração de cada um e que esse 'time' cresça em amor e inspiração.

    Everton Domingues
    www.passadasfirmes.blogspot.com
    @tatolimpico

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post....concordo contigo. Também quero educar meus filhos com valores corretos. A minha parte vou fazer. Beijos, Roberta
    Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse post resume bem os valores que eu gostaria de passar para o meu filho!
    Suas palavras foram um alento para mim. É bom saber que ainda existem pessoas assim no mundo, e que o Rafa vai ter oportunidade de conviver com a Duda um dia.

    Beijos

    ResponderExcluir