sexta-feira, 3 de maio de 2013

GENTE COMO A GENTE MARCUS CORREIA




Eu não me aguentei pra publicar essa história! Que não é um antes e depois. É um antes e durante. 

E o Marcus só concordou em participar, com a condição de voltar aqui pra mostrar o depois. 

Eu conheço virtualmente o Marcus desde quando eu estava grávida. Nos conhecemos através de um grupo de corrida virtual que tinha no twitter. Mas foi  pelo Instagram que eu tive a certeza que raramente me engano em relação às pessoas. Além dele ser um querido, educado, super pai e marido, é de uma determinação fenomenal. 


"Debs... Vc nao tem noçao! Eu vou comprar minha PRIMEIRA bermuda de compressão pra correr!! Coisa q eu soh via triatleta e corredor mesmo usando! E agora eu me acho com corpo legal pra usar!
Nossa... Eu realmente to feliz... Muito feliz... :))))" 


É de emocionar! Só quem passou ou passa por uma RA sabe que sensação é essa!

Eu li e reli o depoimento dele umas 500 vezes e em algumas partes chorei mesmo, pq super me identifiquei. Ele não fez a RA somente pela estética. Fez pra uma mudança de vida, pra diminuir taxas que estavam super altas, pq queria correr e o sobrepeso não "deixava",  pra poder saber que vai ver a filha crescer. Ele, assim como eu, tinha um pai desregrado e que, em consequência disso não pode nem conhecer a neta. E quando vc tem esses "maus" exemplos em casa, ou vc é igual ou decide partir pra um caminho totalmente diferente. E foi o que ele fez! 



"Quando a Debs pediu pra falar sobre meu emagrecimento, fiquei meio receoso. Afinal, sobre o que eu iria falar que todo mundo ainda não tivesse lido? O blog dela é conhecido, as historias são formidáveis. A minha seria apenas mais uma no meio de muitas. Dei conta de que se a minha fosse importante apenas pra uma pessoa que a lesse, que alguém pudesse mudar seu estilo de vida por conta do que eu contaria, já seria muito legal. Aceitei então de cara o convite dela. E agora me proponho a compartilhar com vocês um pouco do que eu passei e estou passando.

Meu nome é Marcus, sou casado com a Danielle (que também faz a reeducação alimentar e foi de total importância para o meu sucesso hoje. Se não fosse por ela, eu não teria saído do peso inicial ), pai da Maria Claudia, 40 anos, carioca... E pesava 114.3kgs no começo da empreitada.

Eu sempre fui gordo. Não fofo, gostoso, bonitinho. Gordo mesmo... Daqueles que quando sentam a barriga dobra, parecem vários travesseiros. É certo que por começar a treinar muito cedo, com 17 anos, aquela gordura toda era meio que camuflada em músculos. Então eu me achava um cara forte, porém gordo.  E isso durou toda minha fase jovem e adulta. É claro que havia épocas em que eu “tomava vergonha” e, através de algum remédio manipulado ou dieta doida, emagrecia. Claro, também, que voltava a engordar mais e de maneira mais forte, causando um impacto maior na minha vida. Nem minha paixão por musculação e por correr ajudou. Via meus amigos correndo muito mais do que eu conseguia, fazendo melhores tempos, e mesmo com o volume de treino, não conseguia sair daquele patamar, na maioria das vezes quebrando em provas que seriam fáceis terminar.

Eu comia muito. Comia de tudo. Fui criado numa casa onde, felizmente, nunca tivemos problemas com comida. Mas justamente essa “facilidade” tenha sido meu maior problema, pois assim não via limites e fazia mil coisas na cozinha. Mesmo quando fui morar sozinho, já adulto, continuava a cozinhar coisas gostosas, porem calóricas. Nesse ínterim, tive problemas relativos ao coração, que felizmente não se mostraram graves a ponto de preocupar o meu cardiologista, mas que serviam de aviso para que eu pegasse mais leve. No meu limite de peso, cheguei aos 120kgs. As pessoas diziam que não aparentava, pois eu era forte, mas sabia que deveria fazer algo para mudar, afinal, já estava casado com a Dani e já tinha uma filha. Mais do que minha saúde, deveria pensar nelas, em como ficariam se eu faltasse.

Resolvemos então, eu e minha esposa, fazer uma dieta. Escolhemos a Dukan, que já havíamos visto que poderia trazer bons resultados, pelos exemplos que líamos em sites (que depois se mostrou mais do que uma dieta, mas uma verdadeira reeducação alimentar) e eu, particularmente, assumi o compromisso de fazer minha primeira meia-maratona. Nesse período, já estava seguindo uma planilha passada por um amigo que é profissional de Educação Física e triatleta, mas não estava conseguindo cumprir o que ele havia me proposto pelo peso.

Começamos a dieta no dia 21 de Janeiro. Como toda dieta (vou chamar de dieta, embora eu realmente a veja como uma reeducação) foi bem difícil o começo. Não a ponto de eu passar fome ou ter algum problema, mas era difícil resistir a certos tipos de alimentos que gosto de comer e não poderia. Mas fui firme. Acho que em todos os anos que tentei emagrecer, essa foi a situação ao qual mais me dediquei a algo. Talvez esse tenha sido um fator determinante para, até agora, o sucesso desse projeto.

Com o tempo, a reeducação se mostrou apropriada, pois, alem de melhorar minha autoestima, comecei a ter mais disposição para a corrida, para os treinos. Completo minha planilha sem sufoco e tenho certeza que vou completar minha primeira meia-maratona esse ano melhor do que imaginava quando comecei a treinar.

Acho que também é valido, aqui, mostrar que a questão não é só o emagrecimento, a melhoria do físico ou algo assim. É a saúde. No começo do projeto, em Janeiro, fiz um exame de sangue. Apesar de ver boa parte das taxas normais, eu vi que algumas taxas, entre elas ureia e ácido úrico, estavam fora dos padrões, fator que me deixava com muito medo, pois sabia que o método que iria entrar me faria comer muita carne, incluindo a vermelha. Fiz outro exame no dia 27 de Abril e fiquei muito feliz ao verificar que todas (sim TODAS) as taxas baixaram ou normalizaram, incluindo a de ácido úrico, que era o meu grande medo. Acho que não preciso dizer o quanto é importante fazer exames regularmente e ter certeza de que está tudo “nos conformes”, não é?

Vocês não tem ideia da minha felicidade, sabe? Toda vez que me olho no espelho... Vejo o quanto estou bem, o quanto emagreci e como estou bem de saúde. Leio e releio meus exames de sangue e penso no meu pai que morreu por conta de má condução com a saúde. Hoje eu sou tudo que queria que ele tivesse sido na minha idade. Talvez, se ele tivesse se preocupado com sua saúde, como eu me preocupei com a minha agora, não teria tido três infartos, não precisaria de pontes de safena e não teria partido tão cedo, sem conhecer suas outras netas, incluindo a Clau, minha filha.

 Vejo minhas roupas indo embora! Estou vestindo 42, já indo pro 40!! Há três meses eu não sabia se usava o 48 ou o 50!!!! E a camisa??? M já ta cabendo em mim e larguinha!! 

O que posso deixar como mensagem para quem lê? Tenham uma meta clara, definida, do que querem, e cumpram o que determinarem. Não importa se são 5kgs a menos ou uma Ultramaratona aos 50 anos. Cultive com seu corpo o pensamento de que apenas juntos, mente e corpo, podem emagrecer, melhorar o condicionamento físico e a autoestima.  As redes sociais estão cheias de exemplos lindos de pessoas que chegaram lá por que se comprometeram com o que é mais importante: sua saúde, seu bem estar. Vai ser difícil? Claro que vai! Se fosse fácil seria vendido em qualquer esquina. Mas eu garanto que vale a pena mudar radicalmente sua vida em prol de um estado mais saudável, seja reeducando seu organismo na alimentação ou reeducando seu corpo através de exercícios. Estude, procure, se informe. Busque ajuda de profissionais que vão poder lhe ajudar a conquistar suas metas. Esse é meu desafio a você que leu meu testemunho e que, no fundo, se sentiu mal por saber que tem forças pra mudar e não muda."


Ig: @whitecast















8 comentários:

  1. Muito legal. Algumas vezes eu empaco e faço coisas que não devo, minha nutri chama de sabotagem. Geralmente quando estou vulnerável emocionalmente procuro apoio na comida, estou aprendendo a substituir isso. Seu depoimento foi importante por demonstrar sua força de vontade e lembrar que eu também tenho isso. Obrigada, bj.

    ResponderExcluir
  2. Termino essa leitura com os olhos marejados, mesmo já tendo lido esse depoimento antes de ser publicado, mesmo tendo acompanhado de perto toda essa luta.
    Primeiro pq estou muito orgulhosa do homem que escolhi para estar ao meu lado a vida inteira e ser pai da minha filhota.
    Segundo pq eu acompanho de perto toda essa luta dele e cada vitória conquistada é minha também! Eu que sempre lutei e luto até hoje contra o excesso de peso sei exatamente como ele se sentia e por isso me orgulho tanto dele!
    Meu amor, vc merece tudo isso e muito mais! E isso é só o começo!!
    AMO VC!
    NEOQEAV!

    ResponderExcluir
  3. Amigo (já posso te chamar assim, né?), você é minha fonte de inspiração, por todas as vezes (foram 3!) que desanimei com a Dukan, via teu esforço - e da Lu.

    Obrigada, obrigada, obrigada! E força na peruca, magrinho!!!!!

    Beijoca, Laila

    ResponderExcluir
  4. O Marcus é o maximo! Ele esta sempre incentivando os amigos no instagram a manter a linha e o foco! Nao tenho duvidas de que ele irá retornar para compartilhar o seu sucesso na maratona e nos passar suas novas metas!! Estamos juntos nessa =)

    ResponderExcluir
  5. Whitecast é um meeeega querido do Instagram. Fico feliz a cada "like' dele! Estamos juntos na empreitada! Inspiração, tal como Debs!
    Obrigada por vcs existiram no meu mundo virtual!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Ia escreve um comentario pelo insta, mas por aqui é melhor! Acho muito legal histórias assim com homens, pq as mulheres acabam sendo empurradas a pratica de atividades fisicas e uma alimentação melhor pela pressão da vaidade.
    Os homens nao sentem tanto essa cobrança, mas ver um cara jovem dar uma guinada na propria vida tendo como plano de fundo o amor por sua familia é muito inspirador. Queria muito que meu pai fosse assim , pois apesar de jovem ele é completamente descomprometido com o proprio bem estar e isso me preocupa e acaba ate magoando... Parabens Marcus sua filha vai ter muito orgulho de vc!!!

    ResponderExcluir
  7. Quero um dia poder estar nesse topico do blog! haaa ! Ia deixar um comentario atraves do insta, mas aqui é melhor! Fico muito inspirada quando vejo historias com esta partindo de homens, que nao sofrem tanta pressao da vaidade como nós. Meu pai é muito desmedido e sei que sua saude fica bastante comprometido pelas suas atitudes! Muito linda a sua guinada Marcus, se preocupar com a sua filha e buscar uma melhora por voce e por elas, é um ato de coragem.Facil é fazer parte do padrão nessa sociedade fast food, dificil é ser diferente e nadar contra a corrente. Parabens , pode ter certeza que a sua filha vai se orgulhar muito de vc! Debs adoro seu blog e sua energia de gente como a gente! quando to meio cansada da rotina e tudo mais dou uma espiada no insta e logo me animo! Nao se deixe abater por crticas infundadas, voce so faz bem as pessoas, sua abordagem é leve e bem humorada. Sucesso sempre.

    ResponderExcluir