segunda-feira, 14 de junho de 2010

A doença do "Dizque" ...

Uma coisa que eu acho impressionante, é que,a partir do momento que você descobre que está grávida e conta pras outras pessoas, sempre alguém tem um conselho ou uma advertência pra dar, uma história - boa ou ruim ( porque,sim, tem muita gente sem noção! rs)pra contar,uma simpatia que, "com a minha vizinha" deu certo, receitas milagrosas pra enjôo e falta de apetite. Ou seja, gravidez vira sinônimo de falta total e irrestrita de privacidade! Rs.

Desde pequena, eu ouço minha mãe contar, que o ginecologista dela dizia: "Vera, você está grávida, vai sentir muitas coisas, mas só não pode sentir o 'dizque'". Mas o que seria isso? "Dizque" mamão é abortivo, "dizque" se o nenen é cabeludo a mulher tem azia, "dizque" não pode fazer exercício, "dizque"não pode fezer sexo que machuca o nenen, "dizque" se você olhar muito pra uma cor de olho que você quer que seu nenen tenha, ele vai ter... e por aí vai!

Eu achei que isso fosse bobagem, mas gente, o que eu já ouvi de coisas, desde que eu descobri que estou grávida é absurdo! E, imagina, sua cabeça já está um turbilhão de idéias,seus hormônios estão "daquele" jeito,você está uma hora feliz, uma hora insegura, outra hora preocupada, se for dar ouvidos a TUDO que as pessoas dizem, você vai simplesmente enlouquecer!

Por isso, antes mesmo de engravidar, eu já tinha escolhido meu médico a dedo. Eu sempre amei correr, nadar, fazer minha musculação.Jamais poderia escolher um médico que me tolhesse tudo isso.Por isso, procurei um, que tivesse acompanhado atletas. Toda grávida sabe que durante os 9 meses, não é só ela, que tem o nenen crescendo, que tem que pensar nele, mas pensem em pessoas sempre acostumadas a se exercitar, e, de repente, ter que parar com tudo. Daí então, a gravidez, deixaria de ser uma coisa maravilhosa, e passaria a ser um martírio!

Minha primeira consulta de pré-natal, foi tudo o que eu imaginei! O Dr Luciano é um ótimo profissional, extremamente calmo, ficou 1 hora e meia comigo, me explicando tim tim por tim, não me proibiu de nada e me deu a seguinte explicação a respeito dos exercícios:

"Deborah, imagine na época das cavernas,aquelas mulheres grávidas, que iam atrás dos mamutes. Elas, antes de engravidar, já estavam acostumadas a fazer isto. E durante a gravidez, levavam uma vida normal. Você, engravidou correndo, fazendo seus exercícios. Não vai parar,porque isto faria mal pra você e pro seu bebê. O que você vai fazer, é controlar tudo pela sua frequencia cardiaca. Nada de correr 10km para 45 minutos (kkkkkkkkkk), mas pode correr, desde que mantenha um ritmo que seja saudável pra você e pro bebê"

Saí de lá com mil pedidos de exames e com a cabeça tranquila de que escolhi o melhor médico para o meu perfil e que, como diz minha mãe, devo confiar apenas no que ele diz, deixando de lado os "dizques" da vida!

VISÃO DO PEDRINHO/IEIELINHA

Hoje estava muuuuuuito frio quando acordamos! Papai queria ficar na cama, mas mamãe foi firme e eles levantaram pra ir correr no parque Severo Gomes. Chegaram lá estava uma neblina e um frio que mamãe correu de manga comprida o tempo todo( que não é o normal dela!) ! Ela correu super bem, freqüência a 140 bpm, fez 10km em 52:01:30!

Chegamos em casa e, enquanto o papai passeava com o Nick, ela fez o café e fomos depois correndo trabalhar!

Hoje é o dia que ela estava esperando muito: o dia da consulta com o Dr Luciano.

Às 16:30 já estávamos lá, e ele nos atendeu prontamente, nem precisamos esperar! Logo que ele entrou na sala, mamãe já disse: “To grávida!” – e ele começou a dar risada!

Começou explicando sobre a importância de não ganhar muito peso durante a gravidez toda e, principalmente nos primeiros meses, porque ele disse, que, se ganha muito peso no começo, vai ultrapassar os 12 kg que são o ideal de se engordar durante os 9 meses. Foi explicando sobre os alimentos que podem e que não podem e mamãe disse a ele que tem a tia Gabi, que cuida dela há 4 anos e que é uma ótima nutricionista! Ele,então, pediu que algumas coisas fossem alteradas, como por exemplo, a quantidade de carboidratos. Pra menos, lógico, o que, eu senti, deixou mamãe meio triste, porque ela adora um macarrão! Rsrs. Explicou ainda sobre a importância de algumas verduras, principalmente as mais escuras,que serão essenciaispro meu desenvolvimento.

Então ele chegou na parte que eu sabia que mais preocupava minha mãe: os exercícios. Eu sei que ela estava morrendo de medo dele tirar tudo, e, como ela é muito agitada, acho que meu pai não ia agüenta-la hihihihihihihihihi. Mas, o Dr Luciano,começou explicando de um jeito muito simples, porque não ia cortar os exercícios dela: “ Déborah, imagina na época das cavernas, quando as mulheres saíam correndo atrás dos mamutes, grávidas,carregando mais uns 3 filhos junto. Elas não perdiam o filho e davam conta de tudo,certo?” Pois bem, você engravidou fazendo sua musculação e correndo. Não tem porque eu te tirar isso. O que você vai fazer, é controlar pela sua freqüência cardíaca. Não pode passar dos 140 bpm, porque senão aumenta muito sua temperatura corporal, e isto faz mal pro bebê. Claro, que mais pra frente,você vai ter dificuldades em correr. Sua barriga vai crescer, seu centro de gravidade vai mudar, mas, por enquanto, vida normal. Você não está doente, está grávida!”. Mamãe ficou bem mais tranqüila e perguntou a ele sobre a drenagem, a qual ele disse que também pode e deve ser feita!

Dr Luciano pediu vários exames, mas, o ultrassom, que eu sei, que era o que minha mãe mais queria fazer, só no fim do mês.
Por enquanto ele disse que estamos ótimos, deu todos os telefones dele, e agora só voltamos mês que vem!

Agora sim, acho que está tudo completo, minha mãe está mais tranqüila e vamos embora, que ainda faltam pelo menos umas 34 semanas pela frente! Uhru!

3 comentários:

  1. É isso mesmo! Um monte de "dizque"!!!! Mas qto a correr, a orientação foi igual à sua, só q eu tava meio q parada por causa de uma dor, e tinha começado a correr fazia pouco tempo... Já sonhei algumas vezes q tinha voltado a correr!!! Vamos ver! E enqto isso, DIZ QUE grávida q escreve Blog, o filho nasce inteligentíssimo!!!! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk entao vou continuar escrevendo!! kkkkkkkkvou postar umas contas de matematica tbem, pra ver se ele sai,neste quesito,inteligenteigual ao pai! Senao, Kumon nele! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Já estamos apaixonados por esse ''serzinho'' que já mora com vcs!! Como vai o papai, muito emotivo??? Vejo flores brotando do muro...rs rs
    Queria estar mais pertinho....
    bjs Adri, Mari (prima orgulhosaaaaaa) e family =)

    ResponderExcluir