terça-feira, 15 de junho de 2010

CORRIDA X GRAVIDEZ - ARTIGO DO SITE WWW.BABYCENTERBRASIL.COM.BR




Muita gente tem me perguntado sobre meu médico ter me liberado pra corrida. Claro, que ele não me liberou para fazewr 10 km em 45', mas, como disse no post anterior, ele me explicou que, mulheres que engravidam correndo,podem manter a atividade, desde que controlada pela frequencia e desde que se sintam bem, obviamente, praticando o esporte.

Achei esse artigo no site do baby center brasil. Foi escrito por médicos, que, têm a mesma opinião do meu.


Divirtam-se!

"Exercícios na gravidez: Corrida
Escrito para o BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

Orientações gerais

Corridas são o jeito mais rápido e eficiente de exercitar seu corpo e o coração, além de se encaixarem bem na confusão do dia-a-dia quando sobra tempo. Porém, não são uma atividade recomendada para mulheres que não eram ativas antes de engravidar.

Independentemente da gestação, corridas podem sobrecarregar e machucar os joelhos. Como na gravidez o corpo produz hormônios que afrouxam as articulações, você pode ficar ainda mais suscetível a lesões.

Na esteira, conforme sua barriga cresce, é preciso tomar muitíssimo cuidado para não perder o equilíbrio. Só corra na esteira se se sentir bem equilibrada. Evite ver TV enquanto corre, e pare ao menor sinal de tontura.

O resumo é: a menos que você seja corredora de longa data ou que o obstetra tenha claramente autorizado, o melhor a fazer é evitar essa atividade enquanto estiver grávida. Em vez de correr, opte por caminhadas, mesmo que mais vigorosas.



Corrida no primeiro trimestre

Depois de obter o sinal verde do obstetra, observe os cuidados de sempre com qualquer prática esportiva, como monitorar sua frequência cardíaca e beber bastante água -- antes, durante e depois de correr. Se não fizer isso, corre o risco de ficar desidratada, uma condição que pode diminuir o fluxo sanguíneo para o útero e até causar contrações prematuras.

Evite correr em clima quente e úmido, porque um aumento de sua temperatura corporal, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, pode ser prejudicial ao bebê. Não se esqueça também de usar tênis apropriados para corrida, com bom suporte para a sola dos pés.



Corrida no segundo trimestre

O centro de gravidade do seu corpo está mudando e sua barriga está crescendo, deixando você mais vulnerável a tropeçar e cair. Procure correr em superfícies lisas e sem buracos. Caso perca o equilíbrio, tente "cair corretamente" -- de lado ou sobre as mãos e joelhos, e não diretamente na barriga.



Corrida no terceiro trimestre

Mantenha todos os cuidados dos trimestres anteriores, mas, se se sentir cansada demais para correr, atenda seu corpo e faça uma pausa. Embora o sedentarismo não seja nada saudável, exercício demais também podem ser ruim.

É preciso lembrar também que o aumento de peso no final da gestação pode sobrecarregar as articulações, causando dor. Se isso acontecer passe para a caminhada, que tem menor impacto.

Para as gestantes que já estão acostumadas a correr e não estão sentindo dor, não há motivo para parar, porém a tendência natural é diminuir as distâncias, o tempo e a intensidade do exercício à medida que a gravidez avança. Fique sempre de olho em quaisquer sinais de perigo.



Há como saber se estou exagerando nos exercícios?

Pare imediatamente de se exercitar e procure ajuda médica se tiver qualquer um dos seguintes sintomas:

•sangramento vaginal
• visão embaçada
• náusea
• tontura
• sensação de desmaio
• falta de ar
• palpitações
• aumento do inchaço nas mãos, pés e tornozelos
• forte dor no abdome ou no peito
• perda de líquido pela vagina
• mal-estar

Confie no seu instinto, que costuma estar bem afinado na gestação – se achar que uma atividade não é boa para você, não faça. O contrário também costuma ser verdadeiro. "

4 comentários:

  1. Deveras legal esta matéria Debs...
    Parabéns pelo baby e pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Eba,
    Blog novo!
    #aisim!
    Volto para ler depois do jogo.
    Já estou seguindo e recomendando.
    Beijos parcera
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir
  3. Obrigada André! E obrigada Colucci,meu parceeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeero!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Eu jogava capoeira nos primeiros 3 meses, mas nao sabia q estava gra´vida. kkkkkkkkkkkkk
    Cuidado com o Pedrinho, hein dona Debs.
    beijos
    @DaniBernardes

    ResponderExcluir