Quando cheguei era mais ou menos 16h, troquei de roupa e me preparei para começar. Meu treino era tranquilo - como tem sido nos últimos meses- mas antes mesmo do início, estava sentindo minhas pernas um pouco pesadas ( com certeza por causa do inchaço), e um pouco de desconforto - que não era dor - na parte baixa da barriga. Além disso, na natação, há 2 dias atrás, acho que por causa do "frouxidão" dos ligamentos, depois de 50m de peito, comecei a sentir um pouco de dor no ligamento da virilha.
Mesmo assim, resolvi colocar meu eletrônico no Ipod e começar. Desde que engravidei, o início da corrida tem sido um pouco mais "penoso", porque demora um pouco pra perna "soltar".
Os primeiros 2 km foram bem difíceis, estava a pace de 6'30". Apesar de SABER que não tenho que me preocupar com isso agora, foi uma queda muito brusca de sábado na USP para ontem. Tentei relaxar, soltar um pouco mais a perna e veio, no km 3 a vontade de fazer xixi. OK. Parei, fui ao banheiro e continuei.
A perna continuou muito pesada, os bpm não estavam elevados, mas eu estava me sentindo bem cansada. Comecei a pensar se não era pela hora, por já estar trabalhando desde as 8, sentada o dia todo curvada sobre a barriga. Depois, comecei a matutar, que, como tinha resolvido experimentar um outro tênis, poderia ser por isso.
Mas aí, resolvi por todas as desculpas de lado, e tentar enxergar com clareza, se agora já não é a hora de parar. A barriga já está grandinha ( não do tamanho de uma barriga "convencional" de 29 semanas), pesada, e, apesar de ter passado com meu médico, ter feito US, estar tudo ótimo, ele ter me liberado para continuar, a corrida, que sempre foi um prazer pra mim, está se tornando um sacrifício... Ou, pelo menos ontem, foi esta sensação que eu tive...
Apesar de todo o cansaço, fiz os 9 km planejados. Cheguei em casa pensando em tudo isso... Será que foi só um dia ruim - como já tive vários quando não estava grávida- ou será que é hora de parar?
Tinha visto no Youtube no domingo, um vídeo da Paula Radcliffe, nas Olimpíadas de Athenas, que, para mim, foi o maior exemplo de quando uma pessoa reconhece seus limites e sabe até onde deve ir...
Será que estou enxergando com clareza meus limites ou será que estou "mascarando" porque não quero parar?!
Talvez seja o momento de dar um tempo com a corrida e ficar só com a natação
ResponderExcluirDebs, pq vc não passa a caminhar? Acho que não é frescura, nem covardia, mas sensatez. A Dudinha agora precisa de mais sangue circulando pq está maior, e a sua pressão diminui mais ainda. Além disso, o sangue das extremidades tem mais dificuldade de retornar ao coração, por isso, inchamos, e, convenhamos, esse inchaço deve atrapalhar um pouco os músculos e ligamentos de desempenharem o seu papel do jeito que faziam antes, né?! Ah! Sobre a natação, vc vai ter que parar em algum momento (não sei qual) por causa do tal "tampão mucoso", então, tenta levar a caminhada até a hora da maternidade, acho q rola!!! Boa sorte! Bjs pra vcs duas lindas!!!
ResponderExcluirChegou a hora de aposentar o Garmin em casa, não olhar mais para a planilha e se movimentar de acordo com o que a Dudinha estiver com vontade... sem pensar em kms e paces... só sentindo se incomoda ou nao, se é melhor completar a volta ou tomar uma água de coco bem demorada e esperar uma carona.
ResponderExcluirCurta cada dia sem cobranças.
Beijos Parceeeeraa e se precisar de um bla bla bla run é só chamar...
Colucci
@antoniocolucci
ó céus!
ResponderExcluirsó para vc saber, esta dorzinha que vc sentiu é o que eu senti no início do trabalho de parto...ou seja, o começo daquelas contrações de Brixxcxton Xpqientos.
A mulher do meu primo ficou fazendo aquele treino Funcional até os últimos momentos, que é pesado, pesos e mais pesos e adivinha? Parto 5 semanas antes, com rompimento de bolsa...a menina está com 3 meses, mas é prematura e só dá problema. Muito frágil!
Stop baby, serious...mas não stop total, vai na piscina e faz uns exercícios tipo hidro, daí vc não sobrecarrega nada e continua saudável.
Meu stop insane foi aos 4 meses, kkkkkkkkkkk, já te contei, vc foi bem mais adiante, parabéns!
Não precisa Debs, me escuta! Depois vc volta, pernocas! Vc não precisa alcançar seu limite nesta fase, como estamos acostumados quando fazemos esporte. Tem muito mais coisa em jogo e nosso corpo, definitivamente, não está normal! Gravidez não é doença, tive que escutar a vida inteira meus pai e mãe dizendo isso, mas, vamos falar a verdade, o que é então?? kkkkkkk
Mas, anyway, It's up to you!
ooooola, queria ter essa coragem, rs pois so qero ficar em ksa e nem pensar de ficar andando... mais tb nem posso né, repouso e mais repouso pra mim :/
ResponderExcluirte te seguindo viu..bjos
Se você está resolvendo dar uma parada, não se preocupe porque: 1: Logo, logo você estará de volta: viciados em corrida uma vez, viciados sempre! 2- É bom curtir "preguicinha" de grávida, é difícil ter outra oportunidade de ficar meio parada, sem peso na consciência;3- Já que você adora natação - eu detesto, aff- você ainda está em vantagem em relação a 90 por certo das grávidas!Pratique exercícios nas calmarias das águas...rs
ResponderExcluirMuita saúde pra vc e pra Duda!
Josi