sexta-feira, 1 de abril de 2011

EMBURRECENDO?!





Ontem de madrugada fui tomada por uma sensação horrível!!! A de estar emburrecendo!

Antes da Duda nascer, mesmo grávida, minha rotina era acordar muito cedo, ir treinar, depois trabalhar. No começo da gravidez, continuei com meu ritmo frenético de trabalho, mas a partir dos 6 meses, consegui administrar meu tempo, pra trabalhar de 6 a 7 horas por dia, até porque, o próprio corpo já não aguentava mais que isso.

E foi um corte abrupto. Parei dia 22/12, ela nasceu dia 09/01, e, desde então, a vida tinha se resumido a uma rotina de dar mama, trocar fralda, colocar pra dormir. Um ciclo que se repetia umas 10 vezes por dia.

No primeiro mês, você não sente nada porque simplesmente, pela privação do sono, não dá tempo de pensar. É aquela coisa meio automática.

Mas a medida que ela foi entrando na rotina dela - e isso fizemos questão de criar muito bem aqui em casa- foi sobrando um tempo maior pra que eu pudesse fazer alguma coisa.

Com um mês e meio, ela não interagia ainda, obviamente, então, depois de cada mamada, eu aproveitava,enquanto ela dormia,pra dormir. Mas, acreditem: seu organismo se acostuma com as poucas horas de sono.Então, depois de um tempo, durante o dia eu já não tinha mais sono. Mas tinha mil coisas da clinica, que estavam atrasadas para fazer.

Agora, com tudo em ordem, ela dormindo de 6 a 7 horas por noite ( nuuuuunca achei que isso fosse acontecer!! kkkkkkkkkk) e não dormindo mais tanto durante o dia, criamos uma rotina de "recreação" pra ela. Então, quando ela fica acordada, eu procura estimulá-la com os brinquedinhos, músicas, aplicar tudo o que li ao longo da gravidez e depois que ela nasceu. E os progressos são maravilhosos! Porém, esse horário da "recreação" não é muito extenso, então, ainda assim sobra um tempo.

A sensação de estar "emburrecendo" veio de um dia que o Fábio chegou em casa e fomos passear com o cachorro e a Duda. Sabe quando você percebe que seu único assunto é: fralda, cocô, progressos do bebê, leite, enfim... Coisas que eu sempre disse pras minhas amigas que ficavam só em casa, de procurar algo pra encher a cabeça, eu estava fazendo exatamente o contrário. Deixando minha cabeça vazia. E essa sensação é horrível!

Por isso, ontem, resolvi procurar uns cursos a distância no SEBRAE. Já era uma coisa que eu tinha vontade de fazer, tenho meu proprio negócio, o Fabio me dá uma mão enorme, mas vou aproveitar esses tempinhos livres, pra me ocupar com coisas que me sejam úteis depois. Não vai me tomar mais que 1 hora por dia e é necessário pra que eu não me sinta tão mal assim!

Isso é bom até pra Duda! Não quero ser aquelas mães que vivem em função do filho, que de uma forma - mesmo que inconsciente - acabam sufocando a criança!

Quero que ela cresça  aprendendo que temos sim, o tempo em família, todos juntos que é valioso demais, mas que também existe uma coisa chamada individualidade, que ao contrário do que muitos acham, não é egoísmo. Para mim, a individualidade é a convivência consigo, é você aprender a conhecer as cores e nuances do seu modo de ser. É você aprender a ser inteiro consigo mesmo, porque só assim, conseguirá ser inteiro nas suas relações. É ter seu espaço, seus momentos, seu cantinho...

Foi assim que eu aprendi, e é assim que quero passar para ela...

3 comentários:

  1. Ha! Vc tocou no calcanhar de aquiles de muitas "excelentes" mamys que acham q a vida se resume ao novo baby e quem pensa o contrario e uma mae desnaturada.
    Eu concordo com vc, e sinto uma falta enorme de fazer as MINHAS coisas, mas ainda nao rola com o Elias muito pequeno, mas depois de ler seu post vejo q existe luz no fim do tunel hehehe. Acho q vou chorar de felicidade na noite que o Elias dormi mais que 3h seguidas...kkkk.

    Beijos pra vcs!!

    ResponderExcluir
  2. Oie.. Flor Parabêns passei pra conhecer seu blog esta lindo!! Felicidades pra vcs. da uma passadinha pra conhecer o nosso tbm:
    http://meuprincipezinhoarthur.blogspot.com/ Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que pena que vc sumiu deste blog: eu adorava lê-lo, especialmente porque associar maternidade com esportes não é nada fácil e vc dava um ótimo exemplo de como isso é possível ( eu ainda nã consegui) Tomara que vc retome seus textos logo...
    Espero, e tenho certeza disso, que tudo esteja bem com vc e sua filhota, que deve estar linda!
    Bjs!

    ResponderExcluir